O seu canal diário de Notícias

Seminário sobre pesquisa científica na área jurídica da Cesaf, Esmat e UFT está com inscrições abertas

O seminário será realizado no dia 11 de outubro, no auditório da sede no Ministério Público do Tocantins (MPTO)

Encontram-se abertas as inscrições para o Seminário Interdisciplinar de Pesquisas Empíricas Aplicadas às Ciências Jurídicas, Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – Escola Superior do Ministério Público (Cesaf/ESMP), pela Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat) e pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), que é direcionado aos  membros e servidores do Ministério Público do Tocantins (MPTO); magistrados e servidores do Poder Judiciário e demais integrantes do sistema de justiça; estudantes dos programas de pós-graduação, profissionais, professores, estudantes e comunidade em geral.

A proposta do evento é trabalhar o conhecimento a respeito de dos fundamentos e técnicas de pesquisa científica que possibilitem estudos sistematizados com consequentes reflexos nas soluções dos problemas sociojurídicos.

Os interessados poderão se inscrever até 10 de outubro. As vagas ofertadas são limitadas a 200 para participação presencial. O seminário será realizado no dia 11 de outubro, no auditório da sede no Ministério Público do Tocantins (MPTO), sendo transmitido no canal Cesaf-ESMP no Youtube.

Programação

9h – Abertura

9h30 – Palestra “ Nucleação de Grupos de Pesquisa em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Acesso à Justiça: desafios e possibilidades jurídico-institucionais”, com Luciana Silva Garcia, doutora em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (UnB) na área de Direito, Estado e Constituição. Com estágio pós-doutoral pela UnB e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO). Também é professora do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), membro do corpo permanente do mestrado profissional em Administração Pública e colaboradora do mestrado e doutorado acadêmicos em Direto.

12h – Intervalo

14h – Painel: Caminhos da Pesquisa em Prestação Jurisdicional e Direitos Humanos

Exposição 1 – Metodologia da Pesquisa aplicada às ciências jurídicas, prestação jurisdicional e Direitos Humanos

Expositora – Dra. Patrícia Medina – Docente pesquisadora do MPPJDH – Mestrado em Prestação Jurisdicional em Direitos Humanos da Escola Superior da Magistratura Tocantinense e Universidade Federal do Tocantins

Exposição 2 – Metodologias qualiquantitativas para a pesquisa e avaliação de políticas públicas e direitos humanos

Expositora – Dra. Helga Midori Iwamoto – Pós-doutora em Desenvolvimento Regional pela UFT (2019). Atualmente é Professora Associada I da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência em Feminismo e Terceiro Setor. É coordenadora do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas (GESPOL) da UFT.

16h – Debate

17h – Reunião Técnica – Estruturação de Grupo de Pesquisa (docentes e discentes dos programas de pós-graduação)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais