Procon Tocantins orienta consumidores sobre suspensão de serviços para economizar nas férias

Caso ocorra algum problema, os consumidores podem entrar em contato com o Procon pelo Disque Procon 151 ou pelo WhatsApp Denúncia no número (63) 99216-6840

 

Os consumidores podem economizar durante suas viagens solicitando a suspensão temporária de alguns serviços. Para garantir tranquilidade nas viagens, o Procon Tocantins oferece orientações sobre quais serviços podem ser interrompidos temporariamente.

O superintendente do Procon Tocantins, Rafael Pereira Parente, ressalta a importância do consumidor estar ciente de seus direitos junto aos prestadores de serviços. “Ao conhecer seus direitos como consumidor, fica mais fácil evitar apertos financeiros. Serviços como TV por assinatura, telefone fixo, energia elétrica ou fornecimento de água podem ser suspensos, ajudando o consumidor a economizar”, afirmou.

Requisitos para Suspensão

O diretor de fiscalização do Procon, Magno Silva, lembra que há requisitos para solicitar a suspensão de serviços. “É importante que o consumidor esteja ciente de que, para o desligamento de água e energia, é necessário estar com o pagamento em dia para a suspensão do serviço”, destacou.

Contato para Ocorrências

Caso ocorra algum problema, os consumidores podem entrar em contato com o Procon pelo Disque Procon 151 ou pelo WhatsApp Denúncia no número (63) 99216-6840.

Regras para Suspensão de Serviços

TV por Assinatura

Os assinantes têm o direito de solicitar a suspensão do serviço por um período mínimo de 30 dias e máximo de 120 dias, desde que estejam com os pagamentos em dia. A interrupção não tem custo e pode ser solicitada uma vez a cada 12 meses. O serviço deve ser restabelecido em até 24 horas após a solicitação.

Telefone Fixo

A suspensão do serviço de telefone fixo pode ser solicitada uma vez por ano, por um período entre 30 e 120 dias, sem custo adicional. A reativação da linha deve ocorrer em até 24 horas após o pedido. Se o período de interrupção for inferior a 30 dias ou superior a 120 dias, a operadora pode cobrar uma taxa.

Energia Elétrica

Os consumidores podem solicitar a suspensão temporária da energia elétrica. Mas, as concessionárias cobram uma taxa de religação, o que pode não ser vantajoso se o consumidor for passar muitos dias fora. O prazo para o restabelecimento do fornecimento é de até 24 horas em áreas urbanas e 48 horas em regiões rurais.

Água

Os consumidores devem consultar as empresas de abastecimento de água para saber quais documentos são necessários para solicitar a suspensão do serviço, além de verificar se há custos para a religação ou desligamento da água.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
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