O seu canal diário de Notícias

Prefeitura de Palmas investe na capacitação de servidores com a Nova Lei de Licitações

Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos prepara mais de 90 servidores para a implantação da Lei Nº 14.133 a partir de abril de 2023.

Em preparação para a implementação definitiva da Nova Lei de Licitações Nº 14.133, a Prefeitura de Palmas tem concentrado esforços na qualificação profissional de seus servidores. Nos dias 20, 21 e 22 de novembro, mais de 90 funcionários participaram do curso prático de Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos, realizado na Escola de Governo de Palmas, Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM).

O curso, dividido em quatro módulos, foi ministrado pelo Auditor Guilherme Nunes Fernandes, também advogado e auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE/ES). Durante as sessões, os participantes receberam instruções detalhadas sobre a legislação, análise de jurisprudências e referências teóricas e práticas relevantes para a atuação em acompanhamento e fiscalização de contratações públicas.

Laurinda Araújo, Gerente de Finanças na Secretaria Municipal de Habitação (Sehab) e fiscal de contratos há mais de dois anos, destacou a importância do curso: “Esse curso foi muito bom para entendermos as demandas dos fiscais de contrato, precisa ficar mais atento, especificar e detalhar melhor. Antes de aceitar ser fiscal de um processo, acredito ser interessante fazer uma preparação para ter o conhecimento de como é estar no cargo.”

O instrutor Guilherme Nunes ressaltou a relevância da nova legislação, salientando que contratos com vigência maior e responsabilidades bem caracterizadas são essenciais para a execução eficiente dos contratos. “A lógica é essa, que a partir do momento que as organizações precisem atender suas demandas, que elas contratem melhor”, afirmou.

Para os fiscais, erros podem acarretar sérias consequências, como responsabilização administrativa, civil e até mesmo penal, dependendo da gravidade do equívoco. “Quando o fiscal tem conhecimento, ele ajuda no resultado final, com algum tipo de ajuste e correção para o contrato atender o interesse público”, complementou o instrutor.

A formação abordou as etapas de planejamento, contrato, gerenciamento e práticas de gestão e fiscalização, sendo executada pelo Instituto de Consultoria e Gestão Pública (Icogesp). No encerramento, três servidores foram sorteados e receberam brindes, seguido por um momento de confraternização durante o coffee break, parte integrante da programação. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura em garantir que seus servidores estejam devidamente preparados para a implementação da nova legislação de licitações a partir de abril de 2023.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais