Prefeitura abre licitações para construir centro de parto normal, Caps e policlínica na região sul de Palmas

Prefeitura abre licitações para construir centro de parto normal, Caps e policlínica na região sul de Palmas
Foto: Divulgação

 

A gestão municipal de Palmas anunciou na segunda-feira, 13, a abertura de quatro processos licitatórios destinados à contratação de empresas especializadas em construções voltadas à Secretaria Municipal da Saúde (Semus). Entre os projetos previstos estão o Centro de Parto Normal Peri-Hospitalar (CPNp), o Centro de Atenção Psicossocial III (Caps III), a Unidade de Atenção Especializada que funcionará como uma policlínica na região sul e uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) no Jardim Aureny II.

Além dessas iniciativas, o município também contará com a construção de um Caps de porte II. O procedimento de licitação desse equipamento está nos ajustes finais, passando por análise de conformidade legal antes da divulgação do resultado definitivo, prevista até novembro. Os recursos vêm do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), executado pelo governo federal e pelo Ministério da Saúde (MS), que destinou R$ 31,2 milhões para a execução das obras em Palmas.

“São obras essenciais que Palmas receberá. A construção de um futuro mais saudável e digno para os palmenses, que terá o seu primeiro Centro de Parto Normal para o acolhimento adequado de mães e bebês. É a materialização de um sonho coletivo por uma saúde pública mais forte, com a ampliação dos serviços e um reforço importante na área psicossocial”, ressalta a secretária municipal de Saúde de Palmas, Dhieine Caminski.

Estrutura do Centro de Parto Normal

O Centro de Parto Normal será projetado para atender aproximadamente 900 partos por ano, oferecendo um ambiente humanizado e seguro para mães e recém-nascidos. O espaço será construído na quadra ACNE 1 (104 Norte), nas proximidades da sede da Prefeitura e do Hospital Dona Regina. O projeto contempla 1.475 metros quadrados de área construída, com quartos equipados com cama, poltrona e banheira para partos realizados na água.

Detalhes do Caps II

O Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) será implantado no setor Vale do Sol, com área de 1.013,17 metros quadrados. O funcionamento será das 7h às 19h, com foco no atendimento de pessoas em sofrimento psíquico intenso, decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, inclusive os associados ao uso de drogas. O objetivo é acolher quem enfrenta dificuldades para manter vínculos sociais ou seguir projetos de vida.

Caps III com funcionamento ininterrupto

O Caps III, que funcionará 24 horas por dia, contará com consultórios individuais, quartos coletivos, salas para atividades em grupo, cozinha industrial e uma ampla área de convivência. A nova unidade será construída na quadra ACSU SO 130 (1.301 Sul), ao lado do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) Emílio Fernandes.

Policlínica no Jardim Aureny II

No Jardim Aureny II, será edificada uma policlínica regional próxima à UPA Sul Gerson Pires de Aguiar. O prédio, com 3.213 metros quadrados de área construída, oferecerá consultas tanto presenciais quanto por telemedicina. A estrutura contará ainda com centro cirúrgico ambulatorial e serviços de diagnóstico por imagem, como tomografia e endoscopia, além de outros exames especializados.

Nova Unidade de Saúde da Família

A nova USF no Jardim Aureny II ampliará o atendimento da rede básica de saúde, alcançando mais de 13 mil moradores. A unidade contará com, no mínimo, cinco equipes multiprofissionais, responsáveis por serviços médicos, de enfermagem, odontologia e apoio especializado. Com 1.666 metros quadrados, será a maior Unidade de Saúde da Família da capital, localizada também próxima à UPA Sul.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias