Piracema proíbe pesca em rios, lagos e reservatórios até 28 de fevereiro de 2025

Piracema proíbe pesca em rios, lagos e reservatórios até 28 de fevereiro de 2025
Piracema proíbe pesca em rios, lagos e reservatórios até 28 de fevereiro de 2025

 

O período de piracema teve início na sexta-feira, 1º, e continuará até o dia 28 de fevereiro de 2025. Nos próximos quatro meses, a pesca em rios, lagos e outros corpos d’água do estado está suspensa, conforme a Portaria nº 215/2024 do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), que foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na terça-feira, 29. Essa ação busca proteger a reprodução das espécies aquáticas, que é essencial para a sustentabilidade dos estoques pesqueiros.

Durante a piracema, um fenômeno natural em que diversas espécies de peixes sobem os rios para desovar, acontece um processo vital para a preservação e o equilíbrio das populações de peixes nos ecossistemas aquáticos. A pesca excessiva nos cardumes durante esse período pode desestabilizar o equilíbrio biológico e prejudicar a renovação dos estoques pesqueiros.

“Proteger esses meses de reprodução é essencial para manter o ciclo natural das espécies aquáticas e garantir que as futuras gerações possam se beneficiar dos recursos hídricos com sustentabilidade”, afirma o presidente do Naturatins, Edvan de Jesus Silva.

Exceções à proibição de pesca

Apesar de a pesca estar proibida na maioria das modalidades, a portaria estabelece algumas exceções: a pesca amadora esportiva na modalidade “pesque e solte” é permitida, desde que os praticantes usem anzóis sem fisga e tenham a carteira de pesca amadora.

Também é autorizada a pesca de subsistência para ribeirinhos e pescadores artesanais, contanto que seja para consumo doméstico e sem fins comerciais, utilizando apenas equipamentos simples como caniço, linha de mão e anzol. Mas, a venda e o transporte dos peixes capturados continuam proibidos.

Fiscalização e responsabilidades

A portaria também determina que atividades como transporte, venda, beneficiamento e industrialização de peixes capturados ilegalmente estarão sujeitas a rigorosa fiscalização. As pisciculturas devidamente licenciadas poderão continuar com a comercialização, transporte e despesca de peixes cultivados.

Ação do Naturatins e consequências

Durante este período, o Naturatins intensificará a fiscalização para combater práticas ilegais e assegurar o cumprimento das normas. Aqueles que forem encontrados desrespeitando as regras enfrentarão sanções previstas na legislação atual, que incluem multas e apreensão de materiais e equipamentos de pesca.

“A ação é amparada na Constituição Federal e nas legislações estadual e federal, que atribuem ao poder público a responsabilidade de proteger o meio ambiente para as presentes e futuras gerações”, destaca Cândido José dos Santos Neto, gerente de Fiscalização Ambiental.

Eficácia das medidas de preservação

O período de defeso da piracema é uma prática adotada em várias regiões do Brasil e tem demonstrado eficácia na preservação de espécies aquáticas. A iniciativa do Governo do Tocantins, por meio do Naturatins, ressalta a importância da colaboração de toda a sociedade para que essas medidas sejam respeitadas e para que a biodiversidade do Tocantins seja mantida.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias