Parceria entre UFT e Governo do Tocantins garante 240 vagas gratuitas em pós-graduação para professores da rede pública

 

O Governo do Tocantins, em colaboração com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), vai ofertar 240 vagas em cursos de especialização gratuitos voltados a educadores da rede estadual e municipal. O anúncio foi feito pelo governador Wanderlei Barbosa e pelo secretário da Educação, Fábio Vaz, nessa quarta-feira, 21.

As inscrições e o edital oficial ficam disponíveis a partir de quinta-feira, 22, e integram um pacote de ações do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), com foco na formação continuada e valorização dos profissionais da educação pública.

As especializações estão divididas em quatro eixos temáticos que respondem a demandas urgentes da sala de aula e da saúde docente:

  • Gestão de Equipes e Liderança Educacional

  • Inovação Pedagógica na Educação Digital

  • Transtornos como TDAH e TEA, Altas Habilidades e Superdotação

  • Bem-Estar, Saúde e Lazer Docente

Cada curso terá 60 vagas. A carga horária e a metodologia ainda serão detalhadas nos canais oficiais do Centro de Formação da UFT (Cepels).

Parceria estratégica com a UFT ganha força

“Quero cumprimentar todo o sistema de educação do nosso estado. Quero falar da minha alegria de estar levando, mais uma vez, benefícios aos nossos professores. São 240 vagas para pós-graduação pela Universidade Federal do Tocantins”, destacou o governador.

Essa é a terceira vez que o Governo do Tocantins firma convênio com a UFT para oferta de pós-graduações. Segundo Fábio Vaz, esta edição é a maior até agora.  Nós estamos oferecendo 240 vagas em quatro áreas extremamente significativas e aguardadas pelos nossos professores. É um convênio que vem em um momento muito importante. A UFT vem trabalhando em sintonia com a educação estadual, em sintonia com o Governo do Tocantins, para qualificar os nossos professores. Então, é uma parceria muito bem-vinda, muito importante, que vai trazer muita qualidade para a educação tocantinense”.

Kelber Abrão, coordenador pedagógico dos cursos, também reforçou o caráter inédito das especializações.  “Trata-se de uma parceria do Governo do Estado, por meio da Seduc, com a Universidade Federal do Tocantins, voltada a quatro áreas inéditas e pioneiras em nosso estado. Nós fizemos um mapeamento dentro da pasta da Educação e identificamos que a gente precisava de uma pós-graduação que trabalhasse o transtorno do espectro autista, o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, altas habilidades e superdotação, com 60 vagas para esta especialização. Criamos uma outra, em gestão educacional e liderança, também para os professores da rede. Além disso, foram criadas uma terceira pensada na saúde e no bem-estar e no lazer docente; e uma quarta pós-graduação, também com 60 vagas, na área de inovação pedagógica”.

Como serão distribuídas as vagas

  • 33 vagas por curso: profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc)

  • 15 vagas: servidores das redes municipais do Tocantins

  • 6 vagas: trabalhadores da Secretaria de Saúde (SES)

  • 6 vagas: técnicos da UFT ou candidatos contemplados pelas Ações Afirmativas (pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência), conforme a Resolução nº 14/2017

Todas as especializações serão totalmente gratuitas, sem cobrança de taxas para inscrição ou matrícula.

Etapas da seleção

  1. Prova escrita eliminatória

  2. Análise da carta de motivação (classificatória)

  3. Avaliação do currículo dos candidatos (classificatória)

Os cursos serão ministrados pelo Cepels/UFT, e mais detalhes sobre cronograma e conteúdo programático serão publicados no site www.uft.edu.br/cepels e no perfil do Instagram @cepels_uft.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Com quase 10 anos de experiência em comunicação, Flávia exerceu diversas funções ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentou o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Flávia é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]