A Prefeitura de Palmas voltou atrás e decidiu que os comerciantes da Feira Coberta do Jardim Aureny I vão trabalhar de forma provisória no espaço da Feira do Aureny III a partir deste fim de semana.
O anúncio inicial, feito após a interdição da feira na segunda-feira, 25, previa a transferência dos comerciantes para o estacionamento do Ginásio Ayrton Senna, em Taquaralto. No entanto, após manifestações dos feirantes e novas negociações, a prefeitura decidiu mudar o local provisório.
A nova decisão foi selada nessa quarta-feira, 27, em uma reunião técnica entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Empreendedorismo (Sedeem), a Defesa Civil e a associação dos feirantes.
O que motivou a mudança de local
Segundo o município, a mudança para o Aureny III ocorreu em consenso com os próprios trabalhadores.
Avaliações técnicas e logísticas apontaram que o local oferece melhores condições do que o estacionamento do ginásio, destacando-se em três pontos principais:
-
Estrutura pronta: O espaço já possui suporte operacional e de higiene adequado para a atividade;
-
Acessibilidade: Garante melhor logística de acesso para os consumidores que já frequentam a região;
-
Menor impacto financeiro: Evita que os feirantes tenham que iniciar a operação do zero em uma área totalmente aberta.
Para comportar o aumento no número de feirantes já neste fim de semana, a prefeitura prometeu instalar uma estrutura complementar contendo tendas, reforço na rede elétrica e geradores de energia.
Interdição por risco na estrutura
O pavilhão original da Feira do Aureny I foi fechado preventivamente pela Defesa Civil devido ao agravamento de danos estruturais no galpão, principalmente em trechos que haviam recebido reparos paliativos em anos anteriores.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Henrique Nesello, defendeu a urgência das medidas. “Estamos agindo com responsabilidade, para preservar vidas e garantir que os feirantes continuem trabalhando com segurança e dignidade. Todas as decisões estão sendo tomadas com acompanhamento técnico e diálogo permanente com os comerciantes”, explicou.
Projeto para nova feira
Paralelamente ao remanejamento, a gestão municipal informou que já iniciou o projeto de reforma completa e modernização do prédio interditado no Aureny I, que deve incluir melhorias elétricas e acessibilidade.
A obra será custeada por meio de uma emenda parlamentar enviada pelo deputado federal Ricardo Ayres, com contrapartida financeira dos cofres da prefeitura.
“Nosso compromisso é construir uma solução definitiva, moderna e segura para a Feira do Aureny I, sem deixar nenhuma família desamparada durante esse processo”, garantiu Nesello.





