MPTO realiza inspeção no Hospital Geral de Palmas por falta de medicamentos e superlotação

Em busca de soluções, o promotor de Justiça agendou uma audiência com a administração do hospital para a próxima terça-feira, 30, na sede do MPTO em Palmas

 

O Ministério Público do Tocantins (MPTO), por meio da 19ª promotoria de Justiça, realizou uma inspeção no Hospital Geral Público de Palmas (HGP) após denúncias de superlotação, falta de medicamentos e deficiências na limpeza em algumas áreas da unidade.

Durante a visita do promotor de Justiça Thiago Ribeiro Franco Vilela, constatou-se a ausência de medicamentos essenciais na ala de oncologia do hospital, incluindo o Carbo, utilizado em quimioterapia, e a Abiraterona, utilizada no tratamento do câncer de próstata, entre outros.

A coordenação do setor informou que está providenciando os medicamentos, mas alguns estão em falta não apenas no Estado, mas também em nível nacional.

SITUAÇÃO DE SUPERLOTAÇÃO E DEMANDAS INAPROPRIADAS 

Durante a inspeção, verificou-se que 27 pessoas estavam acomodadas no corredor do hospital, evidenciando a superlotação. A administração do HGP mencionou que o ambulatório tem enfrentado uma demanda significativa que deveria ser atendida nas Unidades Básicas de Saúde. Da mesma forma, a ala de pediatria está recebendo um alto número de casos de síndrome gripal aguda e insuficiência respiratória.

AUDIÊNCIA 

Em busca de soluções, o promotor de Justiça agendou uma audiência com a administração do hospital para a próxima terça-feira, 30, na sede do MPTO em Palmas. Durante a audiência, as equipes do ambulatório, pediatria e oncologia deverão apresentar relatórios detalhados sobre os problemas identificados e discutir medidas para melhorar a situação da unidade hospitalar.

 

 

Flávia Ferreira: Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT