O seu canal diário de Notícias

MPT-TO destina recursos para entidade que auxilia autistas em Palmas

Associação Anjo Azul receberá verba proveniente de penalidade por dano moral coletivo

Palmas, Tocantins – O Ministério Público do Trabalho no Tocantins (MPT-TO) anunciou a destinação de recursos para dois projetos da Associação de Pais, Amigos e Profissionais dos Autistas do Estado do Tocantins, conhecida como Anjo Azul. A determinação partiu do juízo da 1ª Vara do Trabalho de Palmas.

 

Os recursos fazem parte da penalidade imposta em um processo por dano moral coletivo e serão utilizados pela entidade para promover tratamentos terapêuticos, orientação e apoio às famílias de autistas. A Anjo Azul, que possui cadastro deferido no rol de projetos do MPT-TO, tem como objetivo principal a reabilitação de pessoas com deficiências por meio de recursos terapêuticos.

 

Hermano Rodrigues Soares, presidente da Associação, expressou sua gratidão pela destinação dos recursos, afirmando que a instalação de uma Sala de Integração Sensorial trará benefícios significativos para as crianças com deficiência e autismo, além de suas famílias. Ele ressaltou o potencial transformador dessas terapias no cotidiano dos beneficiados, auxiliando na recuperação de sua dignidade.

 

A decisão de destinar os recursos à Anjo Azul resulta de uma Ação Civil Pública movida pelo procurador Paulo Cezar Antun de Carvalho em julho de 2020. A ação foi iniciada após constatação de intoxicação de trabalhadores por agrotóxicos e identificação de irregularidades trabalhistas na Fazenda Itatiaia, cujo proprietário foi responsabilizado pelo dano moral coletivo.

 

O juiz Reinaldo Martini, da 1ª Vara do Trabalho de Palmas, deferiu o requerimento do procurador Ricardo Freaza, concedendo prazo para que o MPT-TO indique outras entidades de interesse social sem fins lucrativos, cadastradas na região do dano, a fim de receberem a quantia remanescente para promover ações de auxílio à parcela mais vulnerável da sociedade.

 

O processo em questão possui o número 0001280-29.2020.5.10.0801 e demonstra o comprometimento do MPT-TO com a justiça social e o apoio a iniciativas que buscam promover o bem-estar e a inclusão de pessoas com deficiências.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais