Ministro Rui Costa anuncia “Novo PAC” no Tocantins com investimento bilionário em educação, saúde e infraestrutura

Rui Costa ainda destacou os desafios que enfrentou ao assumir o cargo, mencionando que havia 180 mil unidades habitacionais paralisadas, das quais muitas já foram retomadas. Rui Costa enfatizou a necessidade de reverter o vazio de investimentos dos últimos quatro anos

 

Na tarde desta segunda-feira, 6 , o ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, inaugurou o Novo PAC em Palmas, Tocantins. O evento contou com a presença de outros ministros, incluindo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Filho; o ministro das Comunicações, Juscelino Filho e o ministro do Esporte, André Fufuca. Também o Governador Wanderlei Barbosa, acompanhado por representantes da política no Tocantins estiveram presentes para acompanhar o lançamento.

Durante o evento, o ministro Rui Costa enfatizou o compromisso do Presidente em melhorar a qualidade de vida das pessoas. “O Novo PAC foi resultado de um diálogo intenso com todos os governadores, visando evitar obras paralisadas e reabilitando várias delas que estavam em situação de inatividade”, disse.

O Ministro ainda destacou os desafios que enfrentou ao assumir o cargo, mencionando que havia 180 mil unidades habitacionais paralisadas, das quais muitas já foram retomadas. Rui Costa enfatizou a necessidade de reverter o vazio de investimentos dos últimos quatro anos.

Dentre as principais obras planejadas para o estado de Tocantins, destacam-se a conclusão da ponte sobre o Rio Araguaia em Xambioá, a pavimentação da BR-010 de Paranã até a divisa com Goiás, a pavimentação da BR-235 de Guaraí até Pedro Afonso, incluindo o trecho até a divisa com o Maranhão, o novo Hospital da Mulher e Maternidade em Araguatins, a expansão da infovia estadual e a disponibilização de internet para 1.435 escolas.

Também, estão previstas 1,3 mil ligações do programa “Luz para Todos” e a construção de 3.649 moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

O Novo PAC prevê ainda um incremento na infraestrutura de transportes do Tocantins, com 12 projetos, incluindo seis obras públicas, três investimentos privados e três estudos para concessões de ativos do setor à iniciativa privada.

Entre esses projetos, estão a construção da BR-242/TO, a criação da BR-010/TO que se estende até a divisa com o Maranhão, investimentos nas concessões existentes nas BR-153 e BR-080, e melhorias na malha ferroviária, além de estudos para a construção do novo aeroporto do Jalapão.

LUZ PARA TODOS

O programa “Luz para Todos” receberá um aporte de R$ 49 milhões, beneficiando 1.291 famílias em 43 municípios até 2026. Também está prevista a ampliação do sistema de abastecimento de água em Araguaína, Colinas do Tocantins, Porto Nacional e São Miguel do Tocantins, juntamente com a instalação de sistemas simplificados de abastecimento em 13 aldeias.

Na área da educação e saúde, o Novo PAC contempla 149 obras, incluindo 55 creches e pré-escolas, 59 escolas, 25 quadras esportivas, 5 ampliações de unidades de saúde e a retomada de 5 obras de Unidades Básicas de Saúde em diferentes municípios.

O Governo Federal incentivará municípios a inscreverem projetos no Novo PAC Seleções até 10 de novembro, possibilitando a alocação de recursos para diversas melhorias, como novas escolas, creches, unidades de saúde, policlínicas, maternidades, espaços comunitários, praças CEU, obras de drenagem e urbanização. O Novo PAC busca impulsionar o desenvolvimento e a infraestrutura no Tocantins, visando aprimorar a qualidade de vida de seus habitantes.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais