Justiça Federal no Tocantins Inaugura a XVIII Semana Nacional da Conciliação com atendimento a centenas de pessoas

Evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça visa à resolução de processos judiciais e acordos prévios

Nesta segunda-feira (6), teve início a XVIII Semana Nacional da Conciliação, uma iniciativa promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em todo o país desde 2006. O tema deste ano é “Conciliação: a um passo da solução”. A Justiça Federal no Tocantins deu início ao evento com a previsão de atender centenas de pessoas até a próxima sexta-feira (10).

Duas frentes de trabalho foram estruturadas para a semana de conciliação. A primeira, de forma presencial, ocorre na sede da Seção Judiciária do Tocantins (SJTO), em Palmas (TO), onde um mutirão de audiências de conciliação, instrução e julgamento do Juizado Especial Federal (JEF) está em andamento. Esse mutirão se concentra em processos de natureza previdenciária da 3ª e da 5ª Vara da SJTO, totalizando 261 audiências programadas ao longo dos cinco dias de trabalho. O JEF conta com duas salas de audiências simultâneas, presididas por juízes federais, sendo 133 da 3ª Vara e 79 da 5ª Vara da SJTO.

A segunda frente de trabalho é realizada de forma virtual no Centro Judiciário de Conciliação (Cejuc-TO). Essa frente envolve processos de danos morais e materiais, bem como execução fiscal, e abrange casos que envolvem a CAIXA e conselhos profissionais. Um total de 49 audiências virtuais serão conduzidas por conciliadores federais.

A Semana Nacional da Conciliação tem como foco principal as conciliações processuais, ou seja, aquelas referentes a casos que já tramitam na Justiça. No entanto, também é possível buscar acordos antes que a demanda seja judicializada, permitindo que as partes envolvidas resolvam conflitos com o auxílio de conciliadores ou mediadores.

A XVIII Semana Nacional da Conciliação representa um esforço conjunto dos Tribunais de Justiça, do Trabalho e Federais em todo o país, visando à resolução pacífica de conflitos e à celeridade no sistema judiciário. Em Palmas (TO), a Justiça Federal está empenhada em contribuir para que um grande número de pessoas tenha a oportunidade de resolver suas pendências judiciais e chegar a acordos benéficos para ambas as partes, fortalecendo a cultura da conciliação no Brasil.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais