O seu canal diário de Notícias

Julgamento Desmembrado: Acusado pela morte do Advogado Danillo Sandes será julgado em dezembro

Tribunal do Júri em Araguaína adia julgamento de João Oliveira Santos Júnior devido à ausência de testemunha chave; farmacêutico acusado permanece em julgamento.

O Tribunal do Júri da 1ª Vara Criminal de Araguaína decidiu desmembrar o julgamento de João Oliveira Santos Júnior, acusado pela morte do advogado Danillo Sandes Pereira, assassinato ocorrido em julho de 2017. A decisão foi tomada na terça-feira (24/9) após a defesa de Santos Júnior solicitar adiamento por conta da ausência de uma testemunha chave, um policial militar do Pará. O juiz Carlos Roberto de Sousa Dutra acatou o pedido, com base no artigo 461 do Código de Processo Penal, que garante o direito de ouvir testemunhas indispensáveis.

O julgamento de Santos Júnior foi remarcado para o dia 3 de dezembro de 2024. Entretanto, o farmacêutico Robson Barbosa da Costa, acusado de ser o mandante do crime, permanece sendo julgado nesta semana.

O Caso Danillo Sandes

Danillo Sandes, advogado em Araguaína, foi morto em 2017 por se recusar a participar de um esquema de ocultação de bens em um processo de inventário. Segundo a acusação, Robson Barbosa da Costa, envolvido no inventário, teria contratado um grupo de extermínio formado por policiais militares para executar Sandes. O crime teria sido motivado pela insatisfação de Costa com o bloqueio de bens ordenado por Sandes para garantir o pagamento de seus honorários.

Os criminosos simularam um falso encontro sobre um inventário milionário, emboscando o advogado, que foi morto com dois tiros na nuca. Seu corpo foi encontrado em uma área rural próxima à Rodovia TO-222.

Condenações Anteriores

Em 2022, dois participantes do crime já haviam sido condenados. Rony Marcelo Alves Paiva, cabo da Polícia Militar, foi sentenciado a 25 anos de prisão, enquanto Wanderson Silva de Sousa recebeu pena de 26 anos. Ambos foram condenados em regime fechado, com perda de cargos públicos.

Próximos Passos

O julgamento de Robson Barbosa da Costa segue em andamento, com previsão de conclusão ainda nesta semana.

 

Fonte: Lailton Costa, TJTO

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais