No último sábado, 13 , foi encerrada oficialmente a 8ª edição da Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste), após quatro dias de intensa programação. O evento contou com a presença do governador Wanderlei Barbosa e da primeira-dama Karynne Sotero, demonstrando o apoio do Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
Durante o encerramento, o governador participou da tradicional missa do vaqueiro e prestigiou a 3ª edição da Cavalgada Agrosudeste. Wanderlei Barbosa enfatizou a importância estratégica da região sudeste para o estado, destacando o papel do agronegócio e eventos como a Agrosudeste.
“Nesse encerramento garantimos que a região sudeste é extremamente importante para o nosso Estado. Por meio do agronegócio e incentivando eventos como esses, colaboramos com o setor produtivo e reforçamos a riqueza da cultura tocantinense”, ressaltou o governador.
FEIRA AGROTECNOLÓGICA DE DESTAQUE NA REGIÃO
A Agrosudeste é realizada anualmente no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes, em Almas, e é considerada a maior da região sudeste do Tocantins. Este ano, o evento ocorreu de 10 a 13 de abril, com mais de 50 expositores locais e de outros estados, além de representantes de cinco instituições financeiras. Estima-se que a feira tenha movimentado cerca de R$ 50 milhões em negócios e atraído aproximadamente 20 mil visitantes durante os dias de realização.
VISITA DO GOVERNADOR ÀS INSTALAÇÕES DA FEIRA
Durante sua visita, o governador percorreu diversas instalações da feira, incluindo a Arena do Conhecimento da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o Pavilhão da Mineração da Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) e o Espaço Sebrae Agro, onde foram discutidas capacitações para o setor produtivo estadual.
Paulo Carneiro, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e vice-presidente do Sebrae, destacou o sucesso da feira e agradeceu ao governador pelo apoio ao evento. “Temos muitos programas de incentivo ao pequeno produtor e também micro e pequeno empreendedor, sabendo do quanto pode ser rentável e produtivo as atividades agro. A feira foi um sucesso, agradeço ao governador e o parabenizando o seu empenho com o apoio a esse evento”.
POTENCIAL TURÍSTICO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Almas, localizada na região das Serras Gerais, possui diversos atrativos turísticos, como o Cânion Encantado e a Cachoeira da Cortina, contribuindo para o crescimento do setor turístico local. O secretário do Estado do Turismo, Hercy Filho, destacou a Agrosudeste como um fator crucial para o incentivo ao turismo na região, impulsionando a economia e promovendo a valorização das Serras Gerais.
SOBRE A AGROSUDESTE
A Agrosudeste é realizada pela Central das Associações dos Produtores Rurais de Almas e Porto Alegre do Tocantins (Cenaprap) e conta com a parceria do Governo do Tocantins, secretarias estaduais e instituições da iniciativa privada. O evento envolve 25 municípios da região e atrai participantes de outros estados.