Governador Wanderlei Barbosa apresenta iniciativas ambientais do Tocantins em fórum empresarial no Rio de Janeiro

  O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou nesta sexta-feira, 22 , do 24º Fórum Empresarial LIDE, realizado no Rio de Janeiro. No painel Sustentabilidade e mudanças climáticas, o gestor apresentou o potencial do Tocantins, reforçando o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável e […]

 

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária de Participações Sociais, Karynne Sotero, participou nesta sexta-feira, 22 , do 24º Fórum Empresarial LIDE, realizado no Rio de Janeiro. No painel Sustentabilidade e mudanças climáticas, o gestor apresentou o potencial do Tocantins, reforçando o compromisso do estado com o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental.

Em sua fala, o governador destacou a relevância do debate e fez referência à COP30, que acontecerá em Belém/PA. Ele ressaltou as ações do Tocantins para reduzir crimes ambientais e os avanços na preservação.  “No Tocantins, temos fortalecido os órgãos de controle ambiental. Somos o estado que mais reduziu a degradação ilegal e, neste ano, registramos uma grande redução nos focos de incêndio. Defendo e discuto essa política de proteção, e estamos próximos à COP30, que é de responsabilidade do Brasil, onde também debateremos o setor produtivo. Estou aqui para apoiar uma política importante, o desafio de produzir e exportar de maneira sustentável. É uma alegria participar de um fórum que pensa o Brasil que produz, conserva e exporta. Seguirei trabalhando para que o Tocantins continue como referência para investidores, oferecendo segurança jurídica, ambiental e força econômica com suas terras férteis e localização estratégica”, destacou o governador Wanderlei Barbosa.

A participação do chefe do Executivo reforçou a relevância do Tocantins nas discussões sobre desenvolvimento sustentável e na construção de parcerias entre governos e setor privado. O painel, mediado pelo jornalista Carlos José Marques, contou ainda com a presença dos governadores Ronaldo Caiado (GO) e Gladson Cameli (AC), além de empresários, gestores e especialistas como Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente, e o economista Tirso Meirelles.

Programação do evento

O fórum teve início na quinta-feira, 21 , e encerra nesta sexta, 22 , com discussões sobre inovação, energia renovável, combustíveis limpos e economia circular. A conferência de encerramento será ministrada pelo ministro Alexandre de Moraes, com o tema O Brasil de hoje e o Brasil do amanhã.

Participação internacional

Em julho, Wanderlei Barbosa também esteve no LIDE Brazil Morocco Forum, em Marrakech, onde apresentou o potencial agropecuário do Tocantins e destacou a posição estratégica do estado no Matopiba. Na ocasião, ele defendeu a ampliação da cooperação internacional para fortalecer o agronegócio, setor de maior peso na economia tocantinense.

O que é o LIDE

Criado em 2003, o LIDE Brasil reúne empresários, autoridades e lideranças para discutir crescimento econômico aliado à responsabilidade social e ambiental. Com atuação internacional, a organização promove fóruns e encontros voltados à inovação, parcerias estratégicas e políticas de desenvolvimento sustentável.

 

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias