Governador Laurez Moreira negocia com a Caixa linhas de microcrédito para pequenos produtores rurais e agricultores familiares

Governador Laurez Moreira negocia com a Caixa linhas de microcrédito para pequenos produtores rurais e agricultores familiares
Foto: Vinicius Santa Rosa/Governo do Tocantins

 

O governador do Tocantins, Laurez Moreira, se reuniu nessa terça-feira, 23 , em Brasília, com o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira Fernandes, para discutir linhas de microcrédito destinadas a agricultores familiares e pequenos produtores rurais do estado. O objetivo é melhorar as condições de vida e trabalho no campo, oferecendo acesso mais fácil a financiamentos.

Durante o encontro, Laurez Moreira destacou que o Tocantins possui um modelo econômico concentrado na pecuária e no agronegócio de grande porte, mas que é essencial fortalecer também os pequenos produtores. “O Tocantins é referência nacional no agro, mas precisamos apoiar o pequeno produtor. Ele movimenta a economia local e sustenta muitas famílias no interior do estado”, afirmou.

O presidente da Caixa explicou que o microcrédito é orientado e exige a apresentação de um plano de negócios. Ele detalhou as linhas disponíveis, incluindo o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), e ressaltou que mutirões do Cadastro de Agricultura Familiar (CAF) são realizados para facilitar o acesso ao crédito. “É um programa importante, lançado a pedido do presidente Lula, que tem feito sucesso em várias regiões. Agora vamos implementar também no Tocantins”, destacou Carlos Antônio Vieira Fernandes.

Expansão do Cadastro de Agricultura Familiar

Atualmente, o Tocantins conta com cerca de 30 mil CAFs, mas o governador acredita que esse número pode crescer com a realização de mutirões da Caixa. Laurez Moreira convidou o presidente da instituição para visitar o estado e reforçou que pretende implantar o microcrédito rural em todo o Tocantins o mais rápido possível.

Participação de autoridades

A reunião também contou com a presença do senador Irajá Abreu, do deputado federal Tiago Dimas e de secretários estaduais, entre eles Ronaldo Dimas (Planejamento e Orçamento), Hércules Jackson Santos (Educação), César Halum (Agricultura e Pecuária), Juarez Moreira (Esportes e Juventude) e Elfas Cavalcante Lustosa Aragão Elvas (subprocurador do Tocantins em Brasília e responsável interinamente pela Secretaria Extraordinária de Representação em Brasília).

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias