Entre os dias 4 e 8 de agosto, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Tocantins (AEM) fez uma operação especial para verificar se os eletrodomésticos vendidos no estado seguem as regras certas. O principal foco foi checar se esses produtos têm a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (Ence), que mostra para o consumidor o quanto cada aparelho gasta de energia.
Essa ação faz parte de uma série de fiscalizações feitas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) em todo o país. A atenção foi para os aparelhos mais usados nas casas, como TVs, geladeiras, máquinas de lavar roupa e ar-condicionado.
O presidente da Agência de Metrologia do Tocantins, Ronan Dorneles de Sousa, explicou que essa operação é importante para garantir a segurança das pessoas e seus direitos. “Essa ação representa mais segurança e informação para a sociedade, destacando a importância de o consumidor estar atento aos dados de eficiência energética antes de realizar uma compra”.
Fiscalização em Palmas
No Tocantins, a operação aconteceu principalmente na região central, com foco na capital, Palmas. Foram feitas seis visitas técnicas em lojas e mercados, onde 154 produtos foram avaliados. Durante essas inspeções, não foi encontrada nenhuma irregularidade, mostrando que os estabelecimentos estão cumprindo as normas.










