O edital do concurso público da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) deve ser lançado até o próximo dia 15, a informação foi divulgada na imprensa tocantinense pelo setor administrativo da casa e gera expectativa entre os concurseiros. O certame da Assembleia vai oferecer 107 vagas para carreiras de Técnico e Analista Legislativos, Policial Legislativo, Procurador Jurídico, entre outras.
A Comissão do Concurso estaria fazendo os últimos ajustes junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV) – banca contratada para realizar o certame – para confirmar os períodos das demais etapas do concurso, como o período de inscrições, provas e nomeações.
Conforme informação da administração da Aleto, o déficit de funcionários é grande, a partir da aposentaria de parte dos servidores, e a previsão de mais aposentadorias nos próximos anos.
A previsão é que as inscrições ocorram do início de dezembro de 2023 até o dia 10 de janeiro de 2024. Já as provas, devem ser aplicadas até o final de fevereiro de 2024, em pelo menos nove cidades do Tocantins, abrangendo todas as regiões do Estado.
Ainda sobre as provas, a informação é que sejam objetivas para todos os cargos; discursiva para cargos da área jurídica e revisores e jornalistas; e prática para as vagas de Polícia Legislativa.
A previsão é que os candidatos aprovados sejam nomeados entre abril e o início de maio do próximo ano.