Tocantins

Aumento alarmante de acidentes envolvendo motociclistas no Tocantins gera sobrecarga nos hospitais públicos

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Os acidentes de trânsito têm sido uma grande preocupação no estado do Tocantins, e os motociclistas são as maiores vítimas. Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, só nos três primeiros meses deste ano ocorreram 101 mortes envolvendo veículos automotores, sendo 41 delas de motociclistas, o que representa 40,59% das vítimas.

Infelizmente, no último final de semana mais quatro motociclistas perderam a vida em acidentes envolvendo carros e caminhões nas cidades de Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Araguaína.

Em 2022, foram registradas quase 550 mortes confirmadas em acidentes de trânsito no Tocantins, sendo 276 delas de motociclistas. O estudo da Secretaria de Saúde do Estado também mostra que as cidades de Palmas e Araguaína concentram o maior número de acidentes, o que gera uma sobrecarga nos hospitais públicos.

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde constatou que a taxa de internação de motociclistas cresceu 55% nos últimos 10 anos. Vale ressaltar que esses dados só consideram os atendimentos feitos pelo SUS e hospitais conveniados.

Um grande exemplo da gravidade do problema é a ala ortopédica do Hospital Geral de Palmas, onde sete em cada dez pacientes foram vítimas de acidentes de trânsito, sendo a maioria deles motociclistas.

É preciso que as autoridades e a população se conscientizem sobre a importância da direção defensiva e respeitem as leis de trânsito para evitar mais perdas de vidas no estado do Tocantins.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT

Compartilhar
Publicado por
Flávia Ferreira