No Tocantins, com o processo de emissão da Nova Carteira de Identidade Nacional simplificado, já foram realizados mais de 10 mil atendimentos

Com a CIN, o número do CPF passa a ser o registro nacional do brasileiro, proporcionando o mesmo número de identificação em todo o país

 

O Governo do Tocantins, por meio dos Núcleos de Identificação em todo o estado, está comprometido em oferecer um atendimento aos cidadãos que buscam obter a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). Desde 12 de janeiro, já foram realizados 10.179 atendimentos, com destaque para 2.416 em Palmas, 1.799 em Araguaína, 1.365 em Araguatins e 1.243 em Paraíso.

Considerada um dos documentos mais seguros do Brasil e do mundo, a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) possui elementos que facilitam a verificação de autenticidade e um QR Code, permitindo a consulta pelo celular. A CIN é digital e está integrada ao aplicativo GOV.BR.

UNIFORMIDADE NACIONAL:

Com a CIN, o número do CPF passa a ser o registro nacional do brasileiro, proporcionando o mesmo número de identificação em todo o país. Essa nova identificação também torna mais fácil a identificação de pessoas com necessidades especiais.

SUBSTITUIÇÃO DAS CARTEIRAS ANTIGAS: 

Segundo afirmou a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, as antigas carteiras de identidade têm um prazo de 10 anos para serem trocadas. “O Instituto de Identificação está trabalhando para garantir uma substituição ágil e eficiente, adaptada à capacidade operacional de cada núcleo”.

A primeira via da Carteira de Identidade Nacional, em papel e digital, é gratuita. Os documentos necessários incluem originais e cópias da certidão de nascimento ou casamento, além do comprovante de inscrição do CPF. Em algumas unidades, é necessário levar foto 3×4.

AGENDAMENTO: 

Em Palmas, o agendamento é feito através do site da Secretaria de Segurança Pública (SSP/TO). Para Gurupi e Araguaína, é possível agendar por telefone. Nas demais cidades, basta comparecer pessoalmente aos Núcleos de Identificação.

DÚVIDAS:

O Governo Federal disponibiliza um link com perguntas frequentes sobre a emissão da nova carteira, para esclarecer dúvidas e fornecer informações adicionais. PARA ESCLARECIMENTOS DE DÚVIDAS CLIQUE AQUI.

Foto de Flávia Ferreira
Flávia Ferreira
Flávia Ferreira exerceu diversas funções no campo da comunicação ao longo de sua trajetória profissional. Iniciou como arquivista de texto e imagem evoluindo para a posição de locutora de rádio. Ao longo do tempo, expandiu a atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), Detran e a Secretaria da Administração (Secad), no Tocantins. Flávia Ferreira é graduada em jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias