O Governo do Tocantins, através da Secretaria da Segurança Pública (SSP-TO), aderiu ao Protocolo Nacional de Atuação Unificada de Recuperação de Celulares Furtados ou Roubados (Procel). O lançamento ocorreu em Brasília, com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do secretário executivo da SSP-TO, Reginaldo de Menezes Brito.
O ministro Lewandowski anunciou que o Protocolo Nacional visa aumentar a proteção contra crimes envolvendo celulares e fraudes financeiras. Um grupo de trabalho foi formado para elaborar o protocolo em 90 dias, incluindo representantes do Ministério da Justiça e das secretarias de segurança pública de 11 estados, entre eles o Tocantins.
Lewandowski destacou a importância da cooperação entre os diferentes níveis de governo. “Iniciativas como essa contam com a cooperação e valorizam o diálogo entre os entes federados, dois motes que norteiam a administração do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Contem conosco para caminharmos juntos, cooperando e operando juntos”.
Operação do Protocolo Nacional
O novo protocolo permitirá aos usuários do Celular Seguro bloquear completamente seus aparelhos ou optar pelo modo recuperação, que alerta a polícia ao detectar um novo chip no aparelho roubado.
O secretário Reginaldo de Menezes pontou que, apesar dos números não serem alarmantes, os celulares são bens adquiridos pelos cidadãos tocantinenses que se programam para comprá-los e muitas vezes ainda nem terminaram de pagar quando são subtraídos.
Também destacou que a Secretaria da Segurança Pública e a Polícia Civil já estavam em contato com a Polícia Civil do Piauí para somar esforços e implantar o programa no Tocantins. Com a iniciativa nacional, o secretário acredita que o programa será bem mais robusto e trará resultados satisfatórios a todos.
Modelo do Piauí
O programa do Piauí, que inspirou o Protocolo Nacional, envolve notificar as operadoras de telefonia sobre aparelhos roubados e intimar os novos usuários desses aparelhos para esclarecer a situação. Desde a implementação, Teresina registrou uma redução de 50% nos roubos e furtos de celulares, com a recuperação de oito mil aparelhos em seis meses.
Cadastro no Celular Seguro
O Celular Seguro permite que usuários cadastrem seus aparelhos para bloqueio em caso de roubo, furto ou perda. Desde seu lançamento, mais de 2 milhões de pessoas se cadastraram, com 68 mil alertas de bloqueio emitidos.