Operação policial identifica garimpo ilegal no Tocantins, aplica multa de R$ 110 mil e queima embarcação

Parte desses materiais apreendidos será destinada a instituições de caridade

 

Uma operação conduzida pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em conjunto com o Batalhão de Policiamento de Choque (BPchoque)/Grupo de Operações com Cães (GOC) resultou na identificação de nove pessoas suspeitas de praticar garimpo ilegal em afluentes do Rio Peixe com o Rio Manoel Alves, localizados no município de Natividade, região sudeste do estado.

Durante a ação, foi aplicada uma multa total de R$ 110 mil e a embarcação, que incluía uma draga de sucção, compressor, motor Scania e outros equipamentos fixos, foi incendiada e destruída.

No decorrer da fiscalização realizada na última segunda-feira, 7 , as equipes encontraram duas balsas sendo utilizadas para extração de ouro sem o devido licenciamento ambiental.  Durante a abordagem, foram confiscados equipamentos como bateias, balanças de precisão, barcos de alumínio, motores de popa e um freezer. Parte desses materiais apreendidos será destinada a instituições de caridade.

De acordo com o BPMA, essa medida está em conformidade com a legislação e tem como finalidade evitar a repetição de infrações e proteger a recuperação ambiental.

Flávia Ferreira: Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT