O seu canal diário de Notícias

Governo do Tocantins fortalece esquema de segurança com 2,5 mil policiais para o Carnaval

Autoridades anunciam medidas para garantir a tranquilidade dos foliões durante o feriado em diversas cidades do estado.

O Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos foi palco, nesta sexta-feira, 9, da coletiva de imprensa promovida pelo Governo do Tocantins, que revelou os detalhes do esquema de segurança planejado para o período do Carnaval. Com o objetivo de assegurar a ordem e a paz dos foliões em todo o estado, as forças de segurança estão mobilizando um contingente significativo de agentes.

A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e o Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) estão coordenando a distribuição do efetivo em cidades onde ocorrerão os principais eventos carnavalescos, incluindo Palmas, Gurupi, Porto Nacional, Dianópolis e Xambioá. O coronel Márcio Antônio Barbosa, comandante-geral da Polícia Militar, anunciou que serão destacados 500 policiais militares por dia, totalizando 2,5 mil agentes ao longo do período festivo, além de 270 viaturas diárias.

“O Governo do Tocantins investiu R$ 723 mil para reforçar a segurança durante o Carnaval, o que permitirá não apenas a valorização dos nossos profissionais, mas também garantirá a segurança nas 90 cidades que sediarão as festividades”, ressaltou o coronel Barbosa.

As estradas estaduais também receberão atenção especial, com 33 alunos do Comando de Operações de Divisas (COD) e 24 policiais militares envolvidos na operação Protetor das Fronteiras e Divisas, visando garantir a segurança, especialmente nas vias que fazem fronteira com estados vizinhos.

O coronel Peterson Queiroz de Ornelas, comandante-geral do Corpo de Bombeiros, afirmou que a corporação estará presente nas cidades onde a demanda por seus serviços for mais intensa. “Dobraremos o efetivo para o Carnaval, além de considerarmos a possibilidade de conceder horários extraordinários aos nossos militares, reforçando assim a prevenção e a segurança”, destacou o coronel.

Para as delegacias, está previsto um esquema de plantão durante todo o período carnavalesco, visando garantir um atendimento ininterrupto e eficaz à população. O delegado-geral da Polícia Civil, Claudemir Luiz Ferreira, salientou o aumento do efetivo policial, tanto nos plantões quanto nos locais de concentração de foliões, para assegurar uma resposta eficiente às demandas emergenciais.

Além das medidas anunciadas, outras frentes de segurança, como a Polícia Penal, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO) e a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), também estão envolvidas nas ações para garantir um Carnaval tranquilo e seguro em todo o estado do Tocantins.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais