Tocantins lidera geração de empregos na Região Norte em janeiro de 2024
Estado se destaca com saldo positivo de 1.447 novos postos de trabalho, segundo dados do Caged
O Tocantins alcançou uma posição de destaque entre os estados que menos desempregaram na região Norte do país, durante o mês de janeiro de 2024, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego na última sexta-feira, 15.
No referido mês, o estado registrou um saldo positivo de 1.447 novos empregos gerados, resultado de 11.287 admissões contra 9.840 desligamentos. Esse desempenho representa um crescimento significativo de 21,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando o estado ocupava a 4ª posição no ranking de geração de empregos na região.
Para Jonis Calaça, secretário de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), esse progresso contínuo no mercado de trabalho tocantinense é resultado dos esforços do Governo do Tocantins em estimular a economia e implementar políticas voltadas para o setor produtivo. “Os dados demonstram que as oportunidades de emprego estão surgindo. Convidamos cada tocantinense a manter seus cadastros atualizados no Sistema Nacional de Empregos (Sine) e aproveitar as capacitações e orientações profissionais gratuitas oferecidas em nossas unidades”, destacou o gestor.
De acordo com Wilany Bezerra, gerente do Observatório do Trabalho, o setor que mais se destacou na geração de empregos em janeiro foi o da construção civil, com um saldo positivo de 322 novos postos de trabalho. “Geralmente, não há muitas contratações nesse setor durante o mês de janeiro devido às chuvas, mas os dados deste ano nos surpreendem”, pontuou a gerente.
Setores em Destaque e Movimentação nas Principais Cidades
Além da construção civil, outros setores contribuíram significativamente para o saldo positivo de empregos no Tocantins. A agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e agricultura abriram 314 novos postos de trabalho, seguidos pela administração pública (187) e pelo comércio (186).
Em termos de movimentação nas maiores cidades do estado, Palmas liderou com a abertura de 414 novos postos de emprego, seguida por Araguaína, com 208, e Porto Nacional, com 138.
Sobre o Caged e Serviços Disponíveis
O Caged, registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego, é utilizado para medir a quantidade de admissões e demissões de funcionários formais. A equipe de gestão do Sistema Nacional do Emprego (Sine) no Tocantins monitora e avalia mensalmente esses dados, juntamente com outras bases como a Pesquisa Nacional por Amostra e Domicílio (Pnad) e a Base de Gestão da Intermediação de Mão de Obra (BGIMO).
Os interessados em concorrer às vagas de emprego podem acessar as informações diariamente nos 11 postos do Sine Tocantins através do site da Setas (https://setas.to.gov.br/vagas-de-emprego) ou do aplicativo Sine Fácil, disponível seguindo o passo a passo em (https://setas.to.gov.br/trabalho/passo-a-passo-aplicativo-sine-facil). Além disso, os contatos diretos com os postos de atendimento estão disponíveis para cada cidade.
Com a atuação conjunta do governo e a participação ativa dos cidadãos, o Tocantins inicia o ano de 2024 com perspectivas positivas no mercado de trabalho, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do estado.