O seu canal diário de Notícias

Governo do Tocantins publica orientações sobre conduta de servidores durante período eleitoral

Anexo II do Informativo Eleitoral 2024 aborda desincompatibilização para concorrência em pleitos eleitorais

O Governo do Tocantins, através da Controladoria-Geral do Estado (CGE/TO) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/TO), reforça as diretrizes referentes à conduta dos servidores públicos durante o período eleitoral com a publicação do Anexo II do Informativo Eleitoral 2024. O documento aborda especificamente a Desincompatibilização para Concorrência em Pleitos Eleitorais.

A desincompatibilização é um processo pelo qual os ocupantes de cargos públicos se afastam temporariamente de suas funções na administração pública, seja direta ou indireta, para se candidatar a cargos eletivos. A Lei Complementar n° 64/1990 estabelece prazos específicos para esse procedimento, dependendo do cargo ocupado e do cargo ao qual o agente pretende concorrer. É importante destacar que, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a falta de desincompatibilização e o afastamento após o prazo legal resultam na inelegibilidade do candidato.

O Informativo Eleitoral foi produzido em colaboração pelas equipes técnicas da CGE e da PGE. O conteúdo completo está disponível no site da CGE/TO, na seção de Manuais e Cartilhas, ou através do link para acesso integral.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais