Política

Governador Wanderlei Barbosa participa de encontro estratégico em Belém -PA para discutir desenvolvimento sustentável na Amazônia

Publicado por
Flávia Ferreira

 

Nessa segunda-feira, 7 , o governador Wanderlei Barbosa marcou presença em um encontro importante em Belém, (PA), Intitulado “Diálogos de Alto Nível entre o BID e os Governadores Amazônicos do Brasil”, o evento teve como objetivo central a discussão em torno do Programa Regional da Amazônia do Banco Nacional Interamericano (BID). O foco era a avaliação das ferramentas para viabilizar o financiamento de projetos na vasta região amazônica.

Sob a coordenação do presidente do BID, Ilan Goldfajn e da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, a reunião enfatizou a necessidade da articulação conjunta de projetos na região, visando maximizar os resultados dos investimentos realizados.

O encontro reuniu governadores e representantes de oito estados pertencentes à Amazônia Legal: Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Amapá e Tocantins.

Um anúncio importante feito durante a ocasião foi o compromisso do BID em disponibilizar um aporte significativo de R$ 4,5 bilhões. Este financiamento resulta de uma parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e estará à disposição dos estados para impulsionar ações voltadas ao desenvolvimento sustentável da região amazônica.

O governador Wanderlei Barbosa ressaltou a importância de instituições como o BID, que permitem a formulação de ações sustentáveis e responsáveis pelos estados. “É fundamental investir no crescimento do nosso Estado, especialmente no setor do agronegócio, em harmonia com a preservação ambiental”, destacou o governador.  Enfatizou ainda que o Tocantins foi pioneiro no Brasil ao negociar créditos de carbono no mercado internacional, um feito resultante do compromisso do estado com a preservação do meio ambiente, respaldado por políticas públicas e um arcabouço legal abrangente.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, abordou a proximidade da Copa 30, que será sediada em 2025 em Belém, e a importância das políticas públicas de financiamento em prol da Amazônia.  Durante o evento, um Termo de Cooperação foi assinado entre o Consórcio de Governadores da Amazônia Legal, o BID e o Ministério do Planejamento e Orçamento, evidenciando o compromisso compartilhado em promover o desenvolvimento sustentável da região.

Flávia Ferreira

Com quase 10 anos de experiência em comunicação, percorri diversas funções ao longo da minha trajetória profissional. Iniciei como arquivista de texto e imagem, evoluindo para a posição de locutora de rádio, onde apresentei o programa "Sétima Arte" na Palmas FM. Ao longo do tempo, expandi minha atuação para a área de assessoria de comunicação, desempenhando papéis importantes em órgãos como a Secretaria da Comunicação (Secom), o Detran e a Secretaria da Administração (Secad). Atualmente cursa Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins - UFT