O seu canal diário de Notícias

Governador Wanderlei Barbosa discute avanços e desafios das políticas públicas durante painel no Fórum de Lisboa em Portugal

Ele apresentou uma visão das políticas públicas no Tocantins, enfatizando indicadores econômicos positivos e a previsão de crescimento do PIB do Estado em 2024, que é de 4,1%, a segunda maior do Brasil

 

Nessa quarta-feira, 26, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, esteve presente no Fórum de Lisboa, participando do painel “O Governo de Coalizão e os Desafios das Políticas Públicas.” Ele compartilhou o palco com o senador Ciro Nogueira, o prefeito de Recife João Campos, o presidente da Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior do Ministério da Educação André Lemos Jorge, entre outros.

Em seu discurso, o Governador destacou a relevância de um governo de coalizão. “Nós entendemos que um Governo de coalizão precisa intensificar a sua relação com a sociedade, estar mais aberto ao diálogo incessantemente. Mesmo que haja discordância de ideologias e de pontos de vista, é necessário dialogar para formar um mínimo de concordância e convergência em torno das ações mais urgentes, seja na esfera municipal, estadual ou federal”, afirmou Wanderlei Barbosa.

Wanderlei Barbosa apresentou uma visão das políticas públicas no Tocantins, enfatizando indicadores econômicos positivos e a previsão de crescimento do PIB do Estado em 2024, que é de 4,1%, a segunda maior do Brasil. Ele também mencionou a taxa de crescimento do PIB em 2023, que foi de 10,9%, a maior do país.

Diálogo com os Municípios

O governador destacou a importância do diálogo com os municípios. “Nós temos estabelecido uma relação com os municípios de coalizão. E achamos que é a melhor forma de resolver os problemas e de melhorar a vida das pessoas para as quais governamos. Então, no Tocantins, tem sido assim. É um Estado que tem crescido muito em seus indicadores por conta desse cuidado que temos”, ressaltou.

Progresso na Saúde e Segurança Pública

Entre os projetos mencionados, o governador destacou o programa “Opera Tocantins,” que aumentou o acesso a cirurgias eletivas, realizando mais de 18 mil procedimentos em 2023. Na área de segurança, ele informou que o Tocantins terminou o primeiro trimestre de 2024 com o menor índice de crimes violentos letais desde 2021, uma redução de 50,9%.

Medidas Fiscais e Econômicas

O governador também discutiu ações para conter despesas públicas, restabelecer o equilíbrio fiscal e promover o desenvolvimento econômico do Tocantins. “É preciso ter um olhar mais abrangente e nos colocarmos mais a dialogar para encontrar soluções e reduzir os impactos ao mínimo possível. Hoje, eu faço parte dos Consórcios Interestadual da Amazônia Legal e do Brasil Central e participo constantemente de várias discussões importantes em âmbito nacional”, destacou.

Promoção do Turismo

O governador aproveitou a oportunidade para promover o turismo no Tocantins, destacando as belezas naturais do Jalapão. “Quero muito convidá-los a conhecer o Tocantins e, principalmente, o Jalapão. O ponto turístico mais importante do meu Estado”, finalizou.

Sobre o Fórum Jurídico de Lisboa

O Fórum Jurídico de Lisboa é organizado pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), pelo Lisbon Public Law Research Centre (LPL) da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e pelo Centro de Inovação, Administração e Pesquisa do Judiciário (FGV). O evento ocorre na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), em Portugal.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais