O seu canal diário de Notícias

Listas com candidatos para vagas de ministro é definida pelo STJ

As listas serão enviadas ao presidente da República

Foi definida nesta quarta-feira (23), pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) as duas listas com candidatos às três vagas em aberto no tribunal. As listas serão enviadas ao presidente da República para a indicação dos novos membros da corte, que deverão ainda ser aprovados pelo Senado.

Uma das listas é composta por quatro desembargadores estaduais e a outra é formada por três nomes da advocacia.

Compõem a lista dos magistrados estaduais, os desembargadores: Carlos Vieira von Adamek, José Afrânio Vilela, Elton Martinez Carvalho Leme e Teodoro Silva Santos. Já na lista dos integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), estão Luiz Cláudio Allemand, Daniela Teixeira e Otavio Luiz Rodrigues Jr.

Durante a votação estiveram presentes 30 ministros do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), sendo que foi eleito em primeiro escrutínio, o desembargador Carlos Von Adamek, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), com 19 votos. No segundo, foram escolhidos os desembargadores José Afrânio Vilela, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com 26 votos, e Elton Martinez Carvalho Leme, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), com 20 votos.

Já durante o terceiro escrutínio, o desembargador Teodoro Silva Santos, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), foi indicado com 17 votos.

Para a lista com integrantes da OAB, foram escolhidos durante primeiro escrutínio, Luiz Cláudio Allemand, 22 votos; Daniela Teixeira, e Otavio Luiz Rodrigues Jr. ambos com 20 votos.

Vale destacar que os futuros ministros deverão substituir Felix Fischer e Jorge Mussi que se aposentarão, e após o falecimento do ministro Paulo de Tarso Sanseverino.

Os três nomes escolhidos pelo presidente da República, serão encaminhados ao Senado, que submeterá os candidatos a uma sabatina na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Após a aprovação, os indicados deverão ser nomeados pelo chefe do Executivo e tomarão posse em sessão solene do STJ.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais