Servidores da Vigilância em Saúde de SES-TO participam da ExpoEPI 2023 para compartilhar experiências e aprimorar práticas de vigilância em saúde

Durante o evento, as pesquisas mais recentes, estratégias de prevenção e controle de doenças, assim como experiências bem-sucedidas no enfrentamento de problemas epidemiológicos, são expostas e debatidas

 

Com o objetivo de adquirir conhecimento por meio das experiências adquiridas no enfrentamento de problemas epidemiológicos no Sistema Único de Saúde (SUS) nacional, a participação de servidores da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está sendo viabilizada em Brasília até sexta-feira, 10, na 17° Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEPI), que tem como tema neste ano “20 anos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA): conquistas e desafios”.

Durante o evento, as pesquisas mais recentes, estratégias de prevenção e controle de doenças, assim como experiências bem-sucedidas no enfrentamento de problemas epidemiológicos, são expostas e debatidas. A participação de especialistas nacionais e internacionais é prevista, contribuindo para o aprimoramento das práticas de vigilância em saúde.

A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra, enfatiza a importância de encontrar cientistas brasileiros e internacionais que se dedicam à pesquisa no mundo. Ela menciona que a ExpoEPI aborda questões como impactos ambientais, fatores climáticos, saúde do trabalhador e vigilância sanitária como reguladora de serviços e produtos para consumo humano.

“A participação no evento oferece uma oportunidade para os servidores e técnicos ampliarem seus conhecimentos e conhecerem as realidades do Brasil, buscando aprendizados em experiências bem-sucedidas para aprimorar os processos de trabalho locais”, enfatiza a superintendente.

Para a diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), Jucimária Dantas Galvão, a participação no evento trará grandes resultados, especialmente pela integração com os colegas que atuam no serviço no país. É uma oportunidade importante para a integração com os colegas do serviço, a troca de experiências e o acesso aos trabalhos e relatos de experiências”. A  diretora menciona a reflexão sobre o aprimoramento dos serviços e processos de trabalho no LACEN-TO.

A responsável técnica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da SES-TO, Arlete Lopes Otoni, comenta como o encontro auxilia no fortalecimento do trabalho da Vigilância. “O evento na área de epidemiologia, ressaltando que a exposição é uma troca de experiências que fortalece as estratégias de Vigilância, Alerta e Respostas das Redes de emergências de Saúde Pública do Tocantins, tornando o monitoramento mais abrangente, coordenado e oportuno entre CIEVS, Renaveh e Vigidesastres”.

O setor das emergências em saúde pública da SVS/SES-TO está representado pela Diretora de Gestão e Informação de Vigilância em Saúde Maria do Socorro Vieira Freitas de Campos, Arlete Lopes da Cunha Otoni e Patrícia Regina Moreira Gomes do CIEVS e REVEH respectivamente, além do Diretor de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador Sérgio Luís de Oliveira Silva e do técnico do Vigidesastres, Everton Joaquim Costa Ribeiro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais