Com o objetivo de adquirir conhecimento por meio das experiências adquiridas no enfrentamento de problemas epidemiológicos no Sistema Único de Saúde (SUS) nacional, a participação de servidores da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está sendo viabilizada em Brasília até sexta-feira, 10, na 17° Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (ExpoEPI), que tem como tema neste ano “20 anos da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA): conquistas e desafios”.
Durante o evento, as pesquisas mais recentes, estratégias de prevenção e controle de doenças, assim como experiências bem-sucedidas no enfrentamento de problemas epidemiológicos, são expostas e debatidas. A participação de especialistas nacionais e internacionais é prevista, contribuindo para o aprimoramento das práticas de vigilância em saúde.
A superintendente de Vigilância em Saúde da SES-TO, Perciliana Bezerra, enfatiza a importância de encontrar cientistas brasileiros e internacionais que se dedicam à pesquisa no mundo. Ela menciona que a ExpoEPI aborda questões como impactos ambientais, fatores climáticos, saúde do trabalhador e vigilância sanitária como reguladora de serviços e produtos para consumo humano.
“A participação no evento oferece uma oportunidade para os servidores e técnicos ampliarem seus conhecimentos e conhecerem as realidades do Brasil, buscando aprendizados em experiências bem-sucedidas para aprimorar os processos de trabalho locais”, enfatiza a superintendente.
Para a diretora do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), Jucimária Dantas Galvão, a participação no evento trará grandes resultados, especialmente pela integração com os colegas que atuam no serviço no país. É uma oportunidade importante para a integração com os colegas do serviço, a troca de experiências e o acesso aos trabalhos e relatos de experiências”. A diretora menciona a reflexão sobre o aprimoramento dos serviços e processos de trabalho no LACEN-TO.
A responsável técnica do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) da SES-TO, Arlete Lopes Otoni, comenta como o encontro auxilia no fortalecimento do trabalho da Vigilância. “O evento na área de epidemiologia, ressaltando que a exposição é uma troca de experiências que fortalece as estratégias de Vigilância, Alerta e Respostas das Redes de emergências de Saúde Pública do Tocantins, tornando o monitoramento mais abrangente, coordenado e oportuno entre CIEVS, Renaveh e Vigidesastres”.
O setor das emergências em saúde pública da SVS/SES-TO está representado pela Diretora de Gestão e Informação de Vigilância em Saúde Maria do Socorro Vieira Freitas de Campos, Arlete Lopes da Cunha Otoni e Patrícia Regina Moreira Gomes do CIEVS e REVEH respectivamente, além do Diretor de Vigilância Ambiental e Saúde do Trabalhador Sérgio Luís de Oliveira Silva e do técnico do Vigidesastres, Everton Joaquim Costa Ribeiro.