O seu canal diário de Notícias

Povos indígenas da ilha do bananal participam do Programa de Inclusão Sociopolítica

Os atendimentos começaram na Aldeia Fontoura

Começou na última segunda-feira (31), e vão até a próxima sexta-feira (04), o Programa de Inclusão Sociopolítica, desenvolvido e promovido pela Justiça Eleitoral do Estado do Tocantins. Conforme divulgado, as atividades se resumem em estar enviando papiloscopistas do Instituto de Identificação para a Ilha do Bananal e fazer assim a emissão do documento de identidade dos indígenas que ali estão. Vale destacar que tais ações são totalmente gratuitas.

De acordo com a assessoria, a primeira área atendida foi a Aldeia Fontoura e resultou no atendimento de mais de 260 pessoas. Elaine Tonon, que é Diretora do Instituto de Identificação, destacou que o referido projeto visa realizar o máximo de atendimentos, além de levar informação, educação e assim garantir que as pessoas tenham o seu direito básico de cidadania.

A abertura do evento contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TER-TO), o desembargador João Rigo Guimarães.

“Ao longo de toda essa semana as atividades se estenderão para outros locais, como as aldeias Santa Izabel e Macaúba, que também estão localizadas na Ilha do Bananal. O objetivo principal da ação é garantir aos indígenas o seu direito a cidadania”, pontuou Elaine.

Exaltando a importância do programa, Wlademir Mota Oliveira, secretário da Segurança Pública, destacou que tal ação feita pela Justiça Eleitoral é importante para os povos originários. “Todos sabemos que a maioria deles enfrenta uma grande dificuldade em conseguir acessar algumas informações, e graças a esse trabalho, pode se levar o bem-estar aos povos indígenas bem como promover que ambos tenham os seus documentos”, destacou.

A assessoria afirma que participaram da ação, vários parceiros do governo do Estado, sendo eles: a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), as secretarias estaduais da Educação (Seduc) e de Segurança Pública (SSPa), a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), a Universidade Federal do Tocantins (UFT), Defensoria Pública do Tocantins, Exército, Receita Federal, Cartório de Registro Civil, Sebrae, entre outros parceiros.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais