O seu canal diário de Notícias

Hojé (31) é o último dia do prazo para a coleta de dados do Censo Escolar 2023

Coleta dados é realizada em todas as escolas públicas e privadas do país

Nesta segunda-feira (31), é o último dia do prazo para realizar a coleta da primeira etapa do Censo Escolar deste ano. De acordo com assessoria, todo o processo é feito pelo Sistema Educacenso e totalmente on-line. Os trabalhos de coleta das informações são feitos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep),

Conforme informado, o objetivo do Censo Escolar 2023, é apurar os dados sobre as instituições de ensino, bem como levantar o desenvolvimento das turmas, professores, alunos e gestores.

A assessoria relatou ainda que a segunda etapa da operação tem a previsão de ser realizada em fevereiro do ano que vem, e já contará com o levantamento de várias informações, como por exemplo: quantos alunos foram transferidos ou deixaram de estudar, os que acabaram falecendo, e o rendimentos dos estudantes, como os aprovados e reprovados.

O resultado na primeira etapa do Censo Escolar 2023 deverá ser divulgado em janeiro de 2024.

Sobre o Censo Escolar

O Censo Escolar é considerado a melhor forma de estar colhendo informações sobre o desenvolvimento geral das escolas de educação básica, tanto municipais, estaduais e particulares. Toda a operação conta com a coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Além da educação básica, o Censo também abrange o ensino regular, especial, educação profissional e tecnológica e também o EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Com a coletas dos dados é possível fazer um levantamento sobre as necessidades dos estudantes em relação aos programas: Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), e o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

De acordo com a diretora do Colégio Estadual Girassol de Tempo Integral Meira Matos, de Aparecida do Rio Negro, Glaucia Gomes dos Santos, o Censo é de suma importância não somente para os estudantes, mas também para a população no geral.

“A instituição em si desempenha um papel vital na melhoria das políticas públicas educacionais, e, portanto, tais respostas dadas durante o questionário devem ser todas verídicas”, finalizou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais