Greve em todo o país realizada por motoristas de aplicativos, incluindo Uber e 99

Motoristas de aplicativos, como Uber e 99, protestam em todo o país exigindo um aumento no valor das corridas

Motoristas de aplicativos, incluindo Uber e 99, entram em greve nacional no Brasil em busca de melhores condições de trabalho e aumento nos repasses tarifários.

A paralisação, liderada pela Federação dos Motoristas por Aplicativos do Brasil (Fembrapp) e pela Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp), tem previsão de duração de 24 horas, e estima-se que cerca de 70% dos profissionais da categoria adiram à greve em todo o país.

Eduardo Lima de Souza, presidente da Amasp, explica que a greve ocorre devido à estagnação dos ganhos dos motoristas de aplicativos desde 2016. “Até hoje, o valor das corridas permanece o mesmo para os motoristas. Enquanto isso, o setor automobilístico aumentou o preço das peças, dos veículos, e houve aumentos consecutivos no preço do petróleo, mas as empresas de aplicativos não acompanharam esses aumentos”, explica ele.

Outra reivindicação da categoria está relacionada ao sistema de cobrança. “Desde 2019, as empresas alteraram o sistema de cobrança. Antes, quando um motorista ia de casa para o trabalho, por exemplo, ele sabia que o valor estimado seria o mesmo que ele pagaria. Agora não é mais assim, e isso afeta a taxa cobrada dos motoristas. As empresas reajustaram as tarifas para os passageiros, mas não repassaram esse aumento para os motoristas, resultando em descontos de até 60% nas taxas das corridas. Com isso, os motoristas precisam trabalhar longas horas e têm lucros muito baixos ao final do dia, o que os obriga a trabalhar todos os dias”, lamenta Souza.

Em nota, a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec) respeita o direito de manifestação e afirma que as empresas associadas mantêm canais de comunicação abertos com os motoristas parceiros, reafirmando o compromisso de diálogo contínuo para aprimorar a experiência de todos nas plataformas.

A 99, por meio de comunicado, informa que tem dialogado com os motoristas do aplicativo e possui programas de apoio à categoria. “Ouvindo e conversando com cerca de 2 mil motoristas mensalmente, a 99 implementou soluções permanentes para aumentar os ganhos na plataforma: foi a primeira a oferecer a taxa garantida, assegurando aos condutores uma taxa máxima semanal de até 19,99%”.

Além disso, a empresa destaca iniciativas pioneiras, como o Adicional Variável de Combustível, que oferece auxílio aos ganhos e aumenta proporcionalmente ao aumento do preço dos combustíveis. A 99 também lançou outros programas, como kit gás, consórcios com taxas mais baixas para a compra de veículos, vantagens no aluguel de carros, o 99Loc, que amplia o acesso à locação de veículos, e o DriverLAB, um centro de inovação criado pela 99 para cuidar dos motoristas e reduzir seus custos operacionais.

A reportagem entrou em contato com a Uber e aguarda resposta da plataforma.

 

 

Fonte: Ludmilla Souza – Repórter da Agência Brasil – São Paulo

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais