O seu canal diário de Notícias

Dia do Teste do Pezinho: exame detecta doenças congênitas em recém-nascidos

No País, o teste é gratuito e obrigatório e gratuito, e deve ser feito entre o 3º e 5º dia de vida.

Pode parecer estranho, mas, existe o Dia do Teste do Pezinho, e ele é registrado nesta terça, 6 de junho. A iniciativa visa divulgar a importância do exame que é responsável por identificar doenças graves assintomáticas ao nascimento e que podem causar sérios danos à saúde, caso não sejam diagnosticadas e tratadas precocemente. No País, o teste é gratuito e obrigatório e gratuito, e deve ser feito entre o 3º e 5º dia de vida.

A através da Lei 14154/2021 o rol de doenças detectáveis pelo procedimento foi ampliado de seis – fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, síndromes falciformes, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase – para 50. Agora, através da ampliação das possibilidades do exame, feito pelo Sus, deve ser aprimorado o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN).

Conforme dados do Ministério da Saúde, em 2021, o programa de triagem testou 2,2 milhões de bebês, em cerca de 29 mil pontos de coleta espalhados pelo país. Do total, 2.746 recém nascidos foram diagnosticados com uma das seis doenças até então identificadas pelo teste, o que representa 0,12% do total daqueles que foram triados.

(Com informações da Agência Senado, site CBDL Diagnóstico para a vida e Ministério da Saúde)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais