Defensoria Pública identifica falta de saneamento básico na Aldeia Santa Isabel

O Núcleo Especializado em Defesa das Questões Étnicas e Raciais (Nucora), da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, após trabalhos de vistorias ocorridas na última quarta-feira (02), constatou que a Aldeia Santa Isabel, localizada na Ilha do Bananal, enfrenta grandes problemas por conta da falta de saneamento básico bem como deficiência no sistema de atendimento à saúde dos indígenas.

Na aldeia que fica situada a cerca de 900 km de Palmas, é acessada por meio de meio de rodovias, estradas vicinais e rios, foram constatados diversos riscos à saúde, como por exemplo o esgoto a céu aberto. “Além desse problema, encontramos outros como a falta de água, já que no local não há nem sequer poços artesianos”, frisou a coordenadora auxiliar do Nucora, a defensora pública Letícia Amorim.

Outro ponto visto pela defensora é a falta de comprometimento dos municípios com a saúde dos indígenas, já que não foram encontrados postos de saúde que possam auxiliar os moradores do local, e com essa falta de atenção surgem outros problemas.

“Com a falta de comprometido do poder público surgem outros obstáculos para a vida dos moradores do local, como por exemplo sem a saúde, a educação das crianças acaba sendo afetada e atingindo outros direitos essenciais”, defendeu.

Para finalizar, Letícia afirmou que em breve serão feitas reuniões onde será debatida a importância de se dar atenção para a saúde dos indígenas da ilha. “Observamos que os municípios de Lagoa da Confusão e Formoso do Araguaia, que integram o polo de atenção à saúde dos indígenas está bem ausente em garantir os direitos fundamentais que inclusive estão na Constituição”. Pontuou.

Vale destacar que a vistoria foi realizada paralelamente com o Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas da Ilha do Bananal. A ação que é realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral juntamente com o Nucora leva atendimento jurídico às comunidades.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]