O seu canal diário de Notícias
PREFEITURA

Sebrae e Conab firmam parceria para capacitar pequenos produtores rurais do Tocantins

Programa visa fortalecer a agricultura familiar e a economia local até 2026

O Sebrae Tocantins e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) firmaram um Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de capacitar pequenos agricultores no estado. O acordo, assinado durante a Agrotins 2024, visa desenvolver um programa de formação para produtores rurais associados, promovendo segurança alimentar e sustentabilidade no campo.

Edgley Rodrigues, analista do Sebrae, destacou que os pequenos agricultores enfrentam dificuldades para participar dos editais da Conab, devido à falta de capacitação técnica e conhecimento dos processos burocráticos. A parceria com o Sebrae pretende facilitar esses processos. “Com a ajuda do Sebrae, o empreendedor rural entenderá todo o procedimento e conhecerá seus direitos e obrigações no programa”, afirmou Rodrigues.

Para Marco Túlio do Nascimento, superintendente da Conab Tocantins, a colaboração com o Sebrae é essencial para o sucesso do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ele ressaltou que o Sebrae possui a expertise necessária para disseminar informações em todos os 139 municípios do Tocantins. “O PAA foca na justiça social e sustentabilidade ambiental, capacitando os agricultores para serem protagonistas de seu próprio desenvolvimento”, concluiu Nascimento.

O programa de capacitação segue até 2026 e representa um passo significativo para fortalecer a agricultura familiar e impulsionar a economia local.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais