Saque do Abono Salarial do PIS/Pasep 2023 termina nesta quinta-feira, com mais de 84 mil trabalhadores ainda pendentes

Até hoje, trabalhadores têm a última chance para resgatar R$ 71,1 milhões disponíveis no benefício.

Hoje, quinta-feira, 28 de dezembro, marca o último dia para os trabalhadores efetuarem o saque do Abono Salarial do PIS/Pasep referente a 2023. De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, um contingente de 84,5 mil trabalhadores ainda não realizou o resgate, totalizando a quantia de R$ 71,1 milhões ainda disponíveis.

Instituído pela Lei n° 7.998/90, o Abono Salarial corresponde a, no máximo, um salário-mínimo e segue um calendário anual estabelecido pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT). Os recursos para pagamento têm origem no Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), sendo a Caixa a responsável exclusiva pelo pagamento, enquanto a habilitação dos trabalhadores é de competência do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

Quem tem direito ao Abono Salarial:

Para ter direito ao benefício, é necessário que o trabalhador esteja inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos e tenha exercido trabalho formal por, pelo menos, 30 dias em 2021, com uma remuneração mensal média de até dois salários-mínimos. Além disso, é essencial que os dados tenham sido corretamente informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

O recebimento do Abono Salarial na Caixa destina-se aos trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. Já aqueles que atuam no setor público, com inscrição PASEP, recebem o benefício no Banco do Brasil.

Vale ressaltar que a Caixa já divulgou o calendário para o ano de 2024, destacando as datas para saques do Abono Salarial, proporcionando maior organização e planejamento para os beneficiários.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais