A modernização da iluminação pública em cidades do Tocantins segue em ritmo acelerado. Recentemente, foram concluídos projetos em Miracema do Tocantins e Paranã, com a instalação de luminárias LED. A iniciativa, conduzida pela Energisa por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE), ainda abrangeu Guaraí, que teve suas obras finalizadas este mês, e conta com etapas em andamento em Pedro Afonso e Natividade, previstas para 2025. Ao todo, mais de 2,6 mil luminárias foram instaladas nos municípios beneficiados.
Os projetos somaram um investimento de R$ 2,3 milhões em 2023 e fazem parte de uma chamada pública anual, regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Além de proporcionar modernização, a iniciativa busca reduzir custos de energia elétrica e promover a sustentabilidade. De acordo com Lutiary Basílio, analista de eficiência energética da Energisa Tocantins, a substituição por luminárias de LED deve gerar uma economia de até 23% no consumo de energia elétrica na iluminação pública, além de oferecer mais segurança e conforto para a população com uma iluminação mais eficiente e uniforme.
Sustentabilidade em foco
Entre os projetos em destaque está a modernização da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que recebeu 851 novas lâmpadas de LED, 28 aparelhos de ar-condicionado de maior eficiência e um sistema fotovoltaico com capacidade de geração de 34,5 kWp, totalizando R$ 350 mil em investimentos.
Outras instituições também foram beneficiadas em ciclos anteriores do programa, como a Universidade Federal do Tocantins (Campus
Palmas), o Quartel do Comando Geral da Polícia Militar e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Os projetos envolveram a instalação de iluminação LED, sistemas de ar-condicionado eficientes e painéis fotovoltaicos, além de melhorias na iluminação pública em Palmas, Guaraí e Colinas.
Novas iniciativas para 2025
O resultado da próxima seleção de projetos do Programa de Eficiência Energética será divulgado no dia 31 de janeiro de 2025. A expectativa é que sete novos projetos no Tocantins sejam contemplados, abrangendo iluminação pública e edifícios públicos. A iniciativa reafirma o compromisso com o uso racional da energia elétrica e com a sustentabilidade, beneficiando diversos setores da sociedade.