Resultado final do Concurso Público Nacional Unificado é adiado; novo cronograma será divulgado

A abstenção foi de 54,12%, com 970.037 candidatos presentes nos dois turnos de provas

 

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou, nessa quarta-feira, 20 , que o resultado final do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que estava previsto para ser divulgado nesta quinta-feira, 21 , será adiado. Segundo a pasta, um novo cronograma será publicado em breve, e as informações sobre o processo continuam sendo atualizadas na página oficial do concurso.

Recentemente, uma decisão da Justiça Federal do Tocantins reverteu a eliminação de candidatos que haviam preenchido incorretamente o cartão de respostas da prova. A medida foi tomada após o Ministério Público Federal questionar a exclusão dos candidatos que não marcaram corretamente o tipo da prova no gabarito, mas seguiram corretamente as instruções do edital, incluindo a transcrição da frase exigida.

O juiz Adelmar Aires Pimenta determinou que os candidatos não deveriam ser desclassificados, desde que tivessem cumprido ao menos uma das medidas de segurança exigidas. O MGI, no entanto, não confirmou se essa decisão foi a razão para o adiamento do resultado.

Próximos passos após a divulgação dos resultados

Com o novo cronograma, a divulgação dos resultados finais do concurso será seguida pela convocação dos aprovados para a posse e realização de cursos de formação. Aqueles que não obtiveram notas suficientes para as vagas imediatas poderão ser incluídos em uma lista de espera, que possibilitará futuras convocações.

O concurso, realizado em 18 de agosto, contou com provas aplicadas em 228 cidades de todo o Brasil. Originalmente agendadas para os meses de abril e maio, as provas foram adiadas devido às chuvas no Rio Grande do Sul. A abstenção foi de 54,12%, com 970.037 candidatos presentes nos dois turnos de provas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. AceitarLeia Mais