No próximo dia 10 de setembro, o Ministério Público do Tocantins (MPTO) realizará mais uma solenidade de posse para os aprovados no 10º Concurso de Promotor de Justiça Substituto. Com a nomeação de Ênderson Flávio Costa Lima e Patrícia Silva Delfino Bontempo, o certame atingirá a marca de 14 novos promotores em atuação.
A nomeação dos novos promotores trará benefícios significativos à sociedade, especialmente nas cidades com menor população, onde os novos profissionais serão lotados. O objetivo é melhorar a distribuição dos processos e fortalecer a presença do Ministério Público em localidades que mais necessitam de atenção. Para o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti, a presença direta dos promotores nas comarcas de primeira entrância aumenta a capacidade de diálogo com a comunidade e permite uma aproximação mais efetiva com as demandas sociais.
O concurso, lançado em novembro de 2021, foi homologado em outubro de 2022, e já nomeou 14 candidatos antes de completar dois anos. Com a nova posse, o MPTO reforça sua missão de garantir o acesso à Justiça, ampliando a atuação em regiões que precisam de uma maior presença institucional.
A cerimônia de posse ocorrerá às 16 horas, na sede do MPTO, em Palmas.