Concurso

Governador autoriza convocação de aprovados para Corpo de Bombeiros no Tocantins

Publicado por
Cel. Glauber (editor-chefe)

Na tarde desta quinta-feira, 22, o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, oficializou a convocação de 118 aprovados no concurso público do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO). Destes, 98 serão integrados ao Curso de Formação de Praça (CFP), enquanto 22 seguirão para o Curso de Formação de Oficiais (CFO), referentes ao último certame realizado no início de 2023.

As turmas iniciarão seus respectivos cursos conforme agendamento: o CFO terá início em abril, enquanto o CFP está previsto para começar em maio. Em janeiro, os candidatos aprovados em todas as etapas do processo apresentaram a documentação exigida à Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), sediada no Quartel do Comando Geral, em Palmas, para a formalização dos trâmites de inclusão e posse na corporação.

Wanderlei Barbosa destacou a importância dessa convocação para suprir demandas cruciais do Corpo de Bombeiros Militar, permitindo que a instituição prossiga com sua estruturação. “Estamos instalando a Companhia em Guaraí, que exigirá um quadro significativo, e para isso, teremos que ajustar nossa estrutura atual para compor a nova equipe. Portanto, é justo autorizar os aprovados a tomarem posse e iniciarem seus cursos”, ressaltou o governador.

Acompanhado do comandante-geral do CBMTO, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, Wanderlei Barbosa anunciou a decisão, que é celebrada como uma vitória por toda a corporação. “Esta etapa era aguardada por todos nós do CBMTO, pois representa mais um ciclo que se fecha e nos aproxima de ver duas novas turmas se engajando em seus cursos e assumindo suas funções. É o reflexo do crescimento e expansão de nossa corporação”, afirmou o coronel Ornelas.

Além disso, uma novidade histórica para o CBMTO é a formação dos Cadetes em Palmas pela primeira vez. As instruções serão ministradas pela própria corporação, por meio de sua Academia de Formação, eliminando a necessidade de deslocamento dos futuros oficiais para outras cidades do país ao longo dos próximos dois anos.

Cel. Glauber (editor-chefe)

Editor-chefe do Site JusTocantins, coronel da reserva da PMTO, formado em Segurança Pública, Direito e Administração de Empresas. Pós-graduado em Gestão Pública, Docência do Ensino Superior. Ex-Comandante Geral da PMTO, ex-Secretário de Justiça, Professor universitário, Pai de 4 filhos e 3 netos . Grato a DEUS pela minha vida