O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) bateu recorde de inscrições, com 2,65 milhões de participantes, mas mais de 1,1 milhão ainda não efetuaram o pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU). O prazo final para regularizar a situação encerra-se nesta sexta-feira (16/2).
Para os cargos de nível superior, a taxa é de R$90, enquanto para os cargos de nível médio o valor é de R$60. O pagamento deve ser realizado exclusivamente por meio da GRU, podendo ser quitado em agências bancárias ou via PIX, utilizando o QR Code correspondente.
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, expressou sua satisfação com o sucesso do Concurso Nacional Unificado, destacando a inovação no serviço público. “Boa sorte e bons estudos a todas as pessoas inscritas. Vamos agora construir um serviço público com a cara do Brasil!”, afirmou.
Concurso Nacional Unificado: O “Enem dos Concursos”
O CPNU, conhecido como o “Enem dos concursos”, visa selecionar 6.640 servidores para 21 órgãos públicos federais, incluindo órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. As inscrições foram abertas em 19 de janeiro e encerraram-se em 9 de fevereiro.
A prova está marcada para o dia 5 de maio, abrangendo 220 cidades em todas as Unidades da Federação. O exame contemplará questões objetivas específicas e dissertativas por área de atuação.
O objetivo do concurso é promover igualdade de oportunidades, padronizar procedimentos na aplicação das provas, aprimorar métodos de seleção de servidores públicos e zelar pelo princípio da impessoalidade em todas as fases do certame.
Os candidatos podem obter mais informações e acessar a página do Concurso Público Nacional Unificado através do link disponível.