Dionéia: saiba tudo sobre essa linda planta carnívora

Vamos falar sobre a dionéia, essa planta carnívora que é um espetáculo da natureza? Ela é uma planta muito diferente e com certeza você já teve curiosidade de saber mais.

Para cuidar de plantas é preciso ter algumas aptidões e principalmente, conhecimento. Isso porque senão você acaba deixando elas morrerem. Mas, para auxiliar nesses cuidados e cultivos, aqui nós temos uma infinidade de assuntos que podem te dar uma mãozinha nesses momentos. Sendo assim, continue lendo a matéria de trouxemos hoje e abra sua mente em relação às plantas.

Saiba os detalhes da dionéia

A dionéia é conhecida pelo formato das folhas, que parecem mandíbulas prontas para a ação. Elas têm uns cílios sensíveis e glândulas que soltam enzimas digestivas. Quando um inseto toca nesses filamento, ela fecha e engole.

Apesar de ser maneiro ter uma planta carnívora, cuidar da dionéia tem seus detalhes. Ela é originária de pântanos nos EUA, então precisa de um solo meio ácido, água destilada ou de chuva, e muita luz solar indireta.

Dionéia: saiba tudo sobre essa linda planta carnívora - reprodução internet
Dionéia: saiba tudo sobre essa linda planta carnívora – reprodução internet

Apesar de ser considerada carnívora, essa espécie não sai atacando qualquer tipo de inseto. Além disso, depois de comer um, ela permanece fechada bons dias. E daí, acontece tudo de novo!

E não pense que a dionéia é uma devoradora voraz. A digestão é devagar, e ela só abre as armadilhas de novo depois de terminar esse processo, o que pode levar de uma semana a dez dias. Já sabia disso?

Além de ser um espetáculo na natureza e nos jardins, a dionéia é estudada por cientistas e amantes de plantas. Esse jeito dela de capturar insetos e se adaptar é algo que os experts querem entender melhor.

Sempre fique atento aos sinais que as suas plantas mostram. Tanto para floração quanto para quando estão precisando de cuidados extras. Além disso, você precisa seguir todas as dicas que abordamos para conseguir cuidar do jeito que elas precisam. Afinal, não adianta escolher espécies lindas se não consegue mantê-las. Por fim, não deixe de escrever o que achou, suas percepções e sugestões sobre essa e outras plantas.

Foto de Redação
Redação
Redação do Site JusTocantins.
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Mais Notícias

Tocantins atinge adesão total ao Selo UNICEF 2025-2028 em todos os municípios

  O Ministério Público do Tocantins (MPTO) anunciou que os 139 municípios do estado aderiram ao Selo UNICEF 2025-2028, um marco histórico alcançado por meio da articulação direta do MPTO. Com a adesão, cada cidade se compromete a implementar ações intersetoriais em saúde, educação, assistência social, participação cidadã e combate às violências até 2028. Ao […]

Prefeito Eduardo Siqueira define prorrogação do concurso da Educação e garante convocações conforme déficit de vagas

  O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos, recebeu nessa terça-feira, 26, quatro representantes da comissão do cadastro de reserva do concurso da Educação do município. Durante o encontro, o prefeito comentou os impasses e reforçou que as decisões precisam considerar a realidade orçamentária atual. “O planejamento orçamentário realizado para o concurso da Educação foi […]

Lototins expande operação para Araguaína e planeja levar pontos de atendimento a todos os municípios do Tocantins

  Após iniciar operações em Palmas, a Lototins foca agora em Araguaína, no norte do Tocantins, expandindo sua atuação com comerciantes e empreendedores parceiros nesta semana. “Já estamos de forma online em todo o Tocantins. E o nosso departamento comercial busca parcerias com comerciantes e empreendedores que queiram ter mais essa opção em seus estabelecimentos. […]