O seu canal diário de Notícias

Projeto “Agentes Promotores de Saúde” busca promover transformação e conscientização na Unidade Penal Regional de Paraíso do Tocantins

Desenvolvido em parceria com as equipes de Assistência em Saúde Prisional e de Atenção Primária Prisional, o projeto se baseia em princípios fundamentais, incluindo respeito aos direitos humanos e integralidade da atenção à saúde

 

Inspirado no sucesso de iniciativas semelhantes em outras unidades penais do Brasil, como a Unidade Penal Regional de Palmas-TO, a gestão da Unidade Penal Regional de Paraíso do Tocantins está promovendo o Projeto ‘Agentes Promotores de Saúde.

O Projeto visa educar os privados de liberdade sobre questões de saúde, desde a prevenção de doenças até noções de primeiros socorros e promoção da saúde, tornando-os aptos a colaborar nas ações de saúde promovidas na Unidade.

Segundo o gestor, Leandro Sá, o programa “melhora o fluxo e a qualidade das informações para que sejam realizados rastreios e acompanhamento continuado dos tratamentos, além de colocar o privado de liberdade em experiências que exigem responsabilidade social, contribuindo para o seu convívio social”.

COM BASE EM PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

Desenvolvido em parceria com as equipes de Assistência em Saúde Prisional e de Atenção Primária Prisional, o projeto se baseia em princípios fundamentais, incluindo respeito aos direitos humanos e integralidade da atenção à saúde. Também, está alinhado com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

OBJETIVO E CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 

Com uma carga horária de 100 horas, o programa abrange uma variedade de tópicos, desde conceitos básicos de saúde até acompanhamento de tratamentos de doenças não transmissíveis. As aulas, ministradas por profissionais qualificados, combinam teoria e prática, utilizando metodologias ativas para garantir uma aprendizagem eficaz.

De acordo com a gestão do programa, o Projeto Agentes Promotores de Saúde almeja desenvolver um ambiente prisional mais empático e eficiente, priorizando a prevenção de enfermidades, a promoção do bem-estar e a prontidão no atendimento às necessidades de saúde. O objetivo primordial consiste em estabelecer condições de saúde que permitam aos detentos não apenas se recuperarem, mas também se reintegrarem à sociedade de maneira construtiva.

DEPOIMENTO DE PARTICIPANTE: 

“Eu acho que é uma melhoria para nós que estamos privados de liberdade, de aprimorar o nosso conhecimento em relação à área da saúde. Porque querendo ou não, de uma forma ou outra, a gente precisa aqui. Para socorrer um colega de cela, socorrer um colega que está trabalhando com a gente”, afirmou um dos custodiados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais