O seu canal diário de Notícias

Lei sancionada por Lula fortalece exibição de filmes nacionais nos cinemas e TV; Cine Cultura em Palmas, referência na exibição de filmes brasileiros, passa por reforma

A Ancine será encarregada de definir anualmente a quantidade mínima de sessões, promovendo diversidade, cultura nacional e acesso universal. A não observância dessa cota pode resultar em advertências e multas

 

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que recria a cota de tela para exibição de filmes nacionais nos cinemas, estendendo o prazo até 2033 (PL 5.497/19). A Ancine será encarregada de definir anualmente a quantidade mínima de sessões, promovendo diversidade, cultura nacional e acesso universal. A não observância dessa cota pode resultar em advertências e multas.

A segunda lei sancionada restabelece a cota de programação nacional nos canais de TV por assinatura até 2038 (PL 3.696/2023). Canais estrangeiros devem exibir no mínimo 3 horas e 30 minutos semanais de produções brasileiras no horário nobre, sendo 1 hora e 15 minutos de conteúdo independente. Para canais brasileiros, a lei determina 12 horas diárias de conteúdo nacional, com 3 horas obrigatórias no horário nobre.

PRÓXIMOS PASSOS:

O governo projeta aprovar cotas de produção nacional em plataformas de streaming e cobrar a Condecine sobre essas plataformas. Joelma Gonzaga, secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, destaca a relevância de regulamentar esse setor para garantir uma relação justa e promover a indústria brasileira, considerando essas iniciativas prioritárias para o audiovisual no Brasil.

“Essa é uma das pautas prioritárias do audiovisual brasileiro, e um das pautas prioritárias deste ano. Ao contrário do que acontece no mundo, no Brasil ainda não está regulado. É o futuro do cinema, do audiovisual. E, no Brasil, existe essa relação predatória, não existe arrecadação de Condecine. Tem dois PLs tramitando e o Ministério da Cultura tem trabalhado para garantir uma regulação que atenda a indústria brasileira”.

EM PALMAS O CINE CULTURA SEGUE EM REFORMA: 

A lei aprovada fortalece o incentivo ao acesso a filmes brasileiros. Em Palmas – TO, o Cine Cultura, dedicado à exibição de produções nacionais e culturais, encontra-se fechado para reforma desde 11 de setembro de 2023. A obra abrange manutenção corretiva da laje de cobertura, impermeabilização, revitalização interna, proteção acústica, forro, piso, iluminação e sonorização e a previsão de reabertura de acordo com a Fundação Cultural é para fevereiro.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais