O seu canal diário de Notícias

1º Fórum de Sustentabilidade do Tocantins impulsiona diálogo e parcerias para o desenvolvimento sustentável

Sebrae Tocantins e Energisa promovem evento em Palmas com o objetivo de conscientizar sobre a importância da sustentabilidade em diversos setores.

Com o intuito de ir além das questões ecológicas e abordar a sustentabilidade em seus aspectos econômicos e sociais, o Sebrae Tocantins e a Energisa promovem o 1º Fórum de Sustentabilidade do Estado do Tocantins. O evento, realizado em parceria com empresas como BRK, Fieto e o Governo do Tocantins por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, busca criar um espaço de diálogo e colaboração entre os setores público, privado, sociedade civil organizada e comunidade científica.

O lançamento do fórum ocorreu nesta segunda-feira, 20, e continua nesta terça-feira, 21, na cidade de Palmas. O evento reúne renomados palestrantes, incluindo Marcelo Rosenbaum, Camila Carvalho e Frederico Lamego, este último responsável pela palestra de abertura sobre a agenda ESG e negócios sustentáveis.

O principal objetivo do fórum é sensibilizar e conscientizar os participantes sobre a importância de construir conjuntamente uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Estado do Tocantins. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e busca engajar os stakeholders, respeitar a diversidade e a vocação natural da região, promover a governança, monitoramento e transparência, além de incentivar investimentos fundamentais para o desenvolvimento do empreendedorismo.

O evento está inserido na estratégia de desenvolvimento “Tocantins Competitivo e Sustentável”, um programa do governo estadual focado em quatro eixos principais: econômico, social, ambiental e infraestrutura. A meta é melhorar a qualidade de vida da população e promover o uso racional dos recursos naturais.

Durante a abertura do fórum, o superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro, destacou a urgência do debate sobre sustentabilidade em ambientes de negócios. Ele ressaltou a diferença entre desenvolvimento sustentável e crescimento econômico, enfatizando a necessidade de considerar o meio ambiente e preservar os recursos para as gerações futuras.

O diretor-presidente da Energisa, Alexandre Brum, salientou que discussões como essa permitem que as empresas se desenvolvam de maneira sustentável e consciente, contribuindo para a implementação bem-sucedida da estratégia “Tocantins Competitivo e Sustentável”.

A superintendente de Gestão de Políticas Púbicas Ambientais da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Marli Santos, enfatizou a importância da Estratégia Tocantins Competitivo e Sustentável, que contará com recursos provenientes da venda de créditos de carbono. Marli propôs a criação de selos para empresas comprometidas com o meio ambiente e para a sociedade civil em busca do desenvolvimento socioambiental.

José Mário Ribeiro, diretor-presidente da BRK, destacou a relevância de ações que visam preservar o meio ambiente, como o tratamento adequado de esgoto, enfatizando a interligação dessas ações com os temas discutidos no fórum.

O evento visa não apenas debater, mas também consolidar ações práticas para impulsionar a sustentabilidade no Estado do Tocantins, reforçando a necessidade de equilíbrio entre o meio ambiente e o desenvolvimento socioeconômico.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais