O seu canal diário de Notícias

Cúpula da PM do Distrito Federal é alvo de operação da Polícia Federal

Ação visa apurar conduta de oficiais

Conforme já informado pelo site JusTocantins, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta-feira (18), a Operação Incúria, que visa estar aprofundando nas investigações sobre as condutas tomadas pelas autoridades durante os ataques do dia 08 de janeiro deste ano. De acordo com a nota, os alvos são integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal.

Estão entre os oficiais detidos suspeitos de omitirem no cumprimento do dever funcional de agir durante a invasão aos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), estão o atual comandante da PM, o coronel Klepter Rosa Gonçalves, e o antecessor de seu cargo, o coronel Fábio Augusto Vieira, que estava comandando a corporação no dia do ocorrido.

Além dos dois, também são alvos da operação, o coronel Jorge Eduardo Barreto Naime, ex-chefe do Departamento de Operações da PM, e o coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra. Conforme apurado, entre os dias 3 e 8 de janeiro, Naime estava de folga, e teria sido substituído por Bezerra, que ficou à frente do departamento operacional responsável por executar o planejamento da segurança da Esplanada dos Ministérios.

De acordo com a Polícia Federal, também são investigados por participação nos atos outros três oficiais da PM, sendo o coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues, ex-chefe do 1º Comando de Policiamento Regional da PM do Distrito Federal; o tenente Rafael Pereira Martins, que no dia do ocorrido teria desmobilizado o efetivo deixando assim o prédio do STF sem segurança, e o major Flávio Silvestre de Alencar, que comandava interinamente o Batalhão da PM.

Consta na denúncia apresentada pelo subprocurador-geral da República, Carlos Frederico Santos, que os sete oficiais denunciados estavam cientes da real capacidade de salvamento que suas funções tinham, bastasse terem empregado o efetivo em quantidade suficiente para garantir a segurança dos bens jurídicos.

Ao ser procurado, o Governo do Distrito Federal (GDF) informou que recebeu a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, e em respeito está aguardando o desfecho do inquérito.

Com o afastamento de Rosa, o governador anunciou no início da tarde desta sexta-feira (18), o nome do coronel Adão Teixeira de Macedo como o novo comandante-geral da Polícia Militar do Estado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais