O seu canal diário de Notícias

Histórica: Missa celebrará a data que Siqueira Campos comemoraria 95 anos

Família promove o evento nesta terça, 1º

José Wilson Siqueira Campos, o líder político da criação do Estado do Tocantins, completaria 95 anos nesta terça, 1º de julho. O ex-governador faleceu no dia 4 de julho, mas, a família está preparando uma solenidade em homenagem a figura histórica.

Conforme convite online, será realizada uma missa em memória do ex-governador Siqueira Campos, no Mosteiro São Bento, em Palmas, às 19h30. O local, segundo os familiares, era onde o ex-governador se dirigia para registrar a nova idade, antes de seguir para Arraias, para também celebrar o aniversário.

História

Natural de Crato, no Ceará, Siqueira Campos chegou ao Tocantins nos anos 1960. Em Colinas se elegeu vereador em 1965; em 1971 conquistou seu primeiro mandato na Câmara Federal, representando o então norte de Goiás e, na luta pela criação do Tocantins, fez greve de fome de 98 horas, em Brasília. Foi governador pela primeira vez na eleição ocorrida após a promulgação da Constituição Cidadã de 1988. Se elegeu governador novamente em 1994; foi reeleito em 1998. Em 2006 decidiu voltar à disputa, foi derrotado, e recorreu à Justiça, o que resultou na primeira cassação de Marcelo pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2009; mas a Justiça decidiu por eleição indireta, e o presidente da Assembleia, Carlos Gaguim, tornou-se governador com os votos dos deputados estaduais.

Siqueira retornou ao Palácio Araguaia no mandato eletivo de 2010 quando se elegeu governador pela quarta vez. Em 2018 ainda se elegeu primeiro suplente do senador Eduardo Gomes, e chegou a assumir a vaga em meados de 2019.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais