O seu canal diário de Notícias

Governo do Tocantins comemora início da obra federal que ligará o porto de Ilhéus à Figueirópolis, integrando a Ferrovia Oeste-Leste à Ferrovia Norte-Sul

Governador Wanderlei Barbosa destaca que a localização territorial do Tocantins é estratégica para o escoamento de produções agroindustriais do país, que será impulsionada com a Ferrovia Oeste-Leste - (Foto: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins)

O governo do Tocantins celebrou o início das obras do lote 1F da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), que conectará o porto de Ilhéus, no litoral baiano, ao município de Figueirópolis, no sul tocantinense. A cerimônia de lançamento ocorreu na segunda-feira, 3, e contou com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Com um investimento inicial de R$ 1,5 bilhão e duração prevista de 36 meses, a obra é estratégica para o escoamento da produção agroindustrial do país.

A localização privilegiada do Tocantins é destacada pelo governador Wanderlei Barbosa como um benefício para o estado. Segundo ele, a região é propícia tanto para a produção agrícola e pecuária quanto para o escoamento dessas atividades. Com o desenvolvimento da Ferrovia Oeste-Leste, que se estenderá até Figueirópolis, a região produtora de grãos e minérios do Brasil será conectada ao Porto de Ilhéus, na Bahia, passando pelo estado do Tocantins.

Carlos Humberto Lima, gestor da Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), ressalta que a conclusão das obras da Fiol 3, trecho entre Barreiras, na Bahia, e Figueirópolis, será fundamental para o desenvolvimento econômico do Tocantins, ampliando a capacidade de escoamento da produção local. Ele destaca ainda que o projeto está alinhado ao Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) e fortalecerá o pilar de Infraestrutura e Logística.

Durante seu discurso na cerimônia, o presidente Lula lembrou de sua visita ao município de Ilhéus em 2010, quando assinou o edital de licitação das obras. Ele ressaltou a importância dessa e de outras ferrovias para que o Brasil possa competir globalmente. “O Brasil será do tamanho que a gente quer que ele seja”, afirmou o presidente.

A Fiol é composta por três trechos, sendo o primeiro (Fiol 1) com extensão de 537 km, ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, atravessando 19 municípios. Ao todo, a ferrovia terá aproximadamente 1.527 km e conectará o porto de Ilhéus ao município de Figueirópolis, no Tocantins. O lote 1F, que teve as obras iniciadas, tem extensão de 127 km e passará por Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.

O trecho 2, entre Caetité e Barreiras, está em construção pela empresa Infra S.A. e já teve 58% das obras concluídas. As obras completas da Fiol 3, que ligará Barreiras a Tocantins, ainda não foram iniciadas. Estima-se que, quando estiver em plena operação, a ferrovia reduza em 86% a emissão de gases do efeito estufa na atmosfera. A previsão de conclusão e início da operação é a partir de 2027, sendo uma das principais metas do governo de Lula nos próximos meses, que busca avançar nos investimentos em infraestrutura.

Governo do Tocantins comemora início da obra federal que ligará o porto de Ilhéus à Figueirópolis, integrando a Ferrovia Oeste-Leste à Ferrovia Norte-Sul
Obra federal fará integração da Ferrovia Oeste-Leste à já consolidada Ferrovia Norte-Sul – Governo do Tocantins

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais