O seu canal diário de Notícias

Distrito de Taquaruçu se torna Capital do Tocantins por um dia, com assinaturas de ordens de serviço e presença de autoridades políticas

Capital por um dia

No dia 1º de junho, em uma homenagem ao distrito de Taquaruçu, que cedeu sua municipalidade para a implantação de Palmas, os poderes Executivo e Legislativo municipais serão transferidos temporariamente para a região. Durante esse período, Taquaruçu se tornará a Capital do Tocantins por um dia.

A Gestão Municipal aproveitará a ocasião para oferecer diversos serviços aos moradores de Taquaruçu e região. Além disso, estão previstas importantes assinaturas de ordens de serviço e um momento cívico, que contarão com a presença da prefeita Cinthia Ribeiro, vereadores e outras autoridades políticas.

Essa celebração ocorre anualmente desde 2006, quando foi alterada a Lei Orgânica do Município de Palmas. O distrito de Taquaruçu recebe esse reconhecimento como forma de agradecimento pelo apoio na construção da cidade. Vale ressaltar que Taquaruçu foi criado em 1º de janeiro de 1988, a partir do desmembramento de Porto Nacional, e teve Fenelon Barbosa como seu primeiro prefeito, sendo ele o pai do governador Wanderlei Barbosa.

De acordo com o artigo 1º, parágrafo segundo da Lei Orgânica, essa transferência dos poderes Executivo e Legislativo municipais para Taquaruçu ocorre anualmente no dia 1º de junho, em respeito ao artigo 3º da Constituição Estadual. Essa é uma forma de reconhecer e homenagear o Município de Taquarussu do Porto pela concessão de sua territorialidade para a implantação da Capital do Estado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais