O seu canal diário de Notícias

DPE-TO quer isenção e cotas em concursos públicos de Palmas

Recomendação é que sejam contemplados candidatas e candidatos que sejam de família de baixa renda

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) está solicitando que todos os editais de concursos públicos promovidos pelo Município de Palmas, contemplem garantias de isenções de taxas de inscrição e cotas para públicos específicos. A solicitação foi feita através de uma Recomendação Conjunta, direcionada à presidência da Comissão Especial Organizadora do Concurso Público para provimento de cargos e cadastro de reserva para o Quadro Geral, à Secretaria Municipal de Educação (Semed) e à Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Palmas.

A Recomendação tem como objetivo conquistar essas garantias para o próximo concurso público, previsto para ocorrer ainda em 2023. A proposta é contemplar candidatos de família de baixa renda, eleitores convocados e nomeados que tenham prestado serviço eleitoral, mulheres que tenham participado de programas de direcionamento ao aleitamento materno, além de doadores voluntários de sangue.

Além disso, a Recomendação sugere a reserva de vagas para pessoas com necessidades especiais, no percentual entre 5% e 20% do total das vagas oferecidas nos concursos, e para candidatos negros, no percentual entre 5% e 20% do total das vagas oferecidas. Nesse contexto, a DPE-TO também recomenda a instituição de uma Comissão de Heteroidentificação.

A proposta busca garantir mais igualdade e inclusão nos concursos públicos em Palmas, permitindo que pessoas de diferentes origens e necessidades tenham acesso às oportunidades oferecidas.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais