Receitas

Você vai aprender agora a fazer pato no tucupi

Publicado por
Kamila Soares

Caparaó-MG, segunda-feira, 02 de outubro de 2023. Por Kamila Soares – Essa receita de pato no tucupi é bem tradicional da culinária brasileira. Ele é mais comum na região norte do país, principalmente no Pará.

Ele é conhecido por causa da combinação única de sabores e ingredientes típicos da Amazônia. O tucupi é um ingrediente que faz um caldo amarelo-claro extraído da mandioca brava.

Ela é uma variedade de mandioca que é tóxica. Quando está crua devido ao ácido cianídrico presente nela não pode ser comido.

O tucupi é obtido por meio de um processo de fermentação e cozimento da mandioca que neutraliza as toxinas. É conhecido pelo sabor ácido e amargo.

Você vai aprender agora a fazer pato no tucupi – pixabay

Receita de pato no tucupi

Ingredientes

  • 1 pato cortado em pedaços
  • 1 litro de tucupi
  • Jambu
  • Alho, sal e pimenta a gosto

Modo de fazer o pato no tucupi

Cozinhe o pato em água até que fique macio. E em outra panela, ferva o tucupi.
Junte os dois e deixe ferver até que o pato absorva o sabor.

Como opções de acompanhamento você pode servir o pato no tucupi com um arroz branco soltinho, ou arroz vermelho. E os habitantes locais gostam muito de comer com farinha de tapioca. A farinha de mandioca.

A pimenta é opcional mesmo, já que o prato é bem diferente. Nem todos podem gostar de tanto sabor misturado,

O jambu pode ir por cima. Mas ele também é bem característico da região amazônica e vale a pena experimentar.

O que é o jambu

Isso é outra coisa característica da região do norte e nordeste. É uma planta nativa que só é mais encontrada na amazônica.

As folhas têm um sabor suave e uma textura ligeiramente adstringente. Mas elas causam uma sensação de formigamento na boca ou adormecimento dos lábios. As folhas de jambu são geralmente cozidas e adicionadas ao prato para dar sabor e textura.

Não há relatos de pessoas alérgicas a esses produtos. Mas quem não está acostumado é melhor ir devagar. Provar os sabores aos poucos, para ir familiarizando e não tendo experiências desagradáveis.

Isso não é só com pratos típicos como pato no tucupi, mas qualquer outro alimento regional. A gastronomia brasileira é riquíssima e muito saborosa. Vale muito a pena conhecer e tentar preparar em casa.

Kamila Soares

Administradora e redatora, evoluindo e em busca de conhecimento, crescimento e desenvolvimento.